Marte tem água salgada, diz Nasa

A Nasa revelou nesta segunda-feira (28) que filetes de água salgada escorrem durante períodos do ano e deixam faixas com cerca de 5 metros de largura.

A água aparece sob forma de gotas, que se condensam no interior de estreitos canais, desvendando o mistério da ação, que teve sua primeira descoberta em 1970. Sendo assim, os estudiosos suspeitam que os minúsculos canais vistos nas fotografias eram formados por água salgada, que se condensa nos meses mais quentes do ano.

O satélite MRO (Mars Recoinassance Orbiter) foi o responsável pela confirmação, ele orbita ao redor do planeta. Depois de 40 anos de estudo, a equipe de Ojha conseguiu extrair imagens utilizando apenas um pixel dos dados espectrais, conseguindo revelar do que eram compostas essas substâncias. Estão na categoria de sais minerais hidratados e o novo desafio é determinar se essa água quando está líquida "é central para a compreensão do ciclo hidrológico".

Após averiguar essas informações, os cientistas poderão afirmar se existe vida em Marte, porém, eles afirmam que essas linhas de encosta de sais perclorados são baixas para sustentar qualquer tipo de vida terrestre. Eles querem descobrir se essa água é formada pela absorção de umidade, no qual poderia fornecer condições úmidas para o desenvolvimento de um ser vivo.

Com informações do IG