Home / Ciência

CIÊNCIA

Francisco encontra o ateu Hawking

O papa Francisco conversou com membros da Pontifícia Academia de Ciências de Roma. Stephen Hawking é membro do grupo desde 1986. Sorridente, o papa cumprimentou o físico com um toque no ombro por não poder abraçá-lo. Para Francisco, cientistas resolvem os problemas do mundo.

O líder católico elogiou o ateu Stephen Hawking por seu brilhante trabalho durante a audiência com cientistas no início desta semana, no Vaticano.

Eles se encontraram em Roma, quando membros da Pontifícia Academia de Ciências de Roma se reuniram para uma conferência.

Francisco encantou-se na presença do físico teórico, que já conheceu três papas anteriores, e saudou Stephen tocando o seu ombro, já que não pode abraçá-lo.

O pontífice, em seguida, dirigiu-se ao grupo de cientistas, dizendo que o papel deles em elaborar soluções criativas para os problemas do mundo é mais urgente do que nunca.

Ele também elogiou a crescente colaboração entre comunidades científicas e religiosas na luta contra as mudanças climáticas.

“Cabe aos cientistas, que trabalham livre dos interesses políticos, econômicos ou ideológicos, desenvolverem um modelo cultural que pode enfrentar a crise da mudança climática e suas consequências sociais, para que o vasto potencial de produtividade humana não seja reservado para poucos”, disse o Papa.

Ele pediu que a ciência e a religião trabalhem em conjunto para combater a escassez de água, incentivar as formas renováveis de energia e garantir a segurança alimentar do mundo.

Francisco salientou que, com a colaboração dos cientistas, a criação de um “sistema normativo” que incluia os “limites invioláveis e garanta a proteção dos ecossistemas”. Isso deve ser feito, disse ele, antes que “danos irreversíveis sejam causados não só ao meio ambiente, mas também às nossas sociedades, à democracia, à justiça e à liberdade”.

Ele acrescentou que estava preocupado que a “opinião científica bem fundamentada” sobre o estado do planeta fosse desconsiderada com “facilidade”.

E advertiu que se os seres humanso continuam “submetendo a matéria inanimada aos próprios caprichos”, enfrentaremos a “grave perda à biodiversidade, entre outros males”.

Francisco fechou o discurso estendendo seus “melhores votos” e oferecendo sua bênção aos cientistas e suas famílias.

A reunião da Pontifícia Academia de Ciências de Roma formou uma assembleia para a conferência intitulada Ciência de Sustentabilidade: Impactos do Conhecimento Científico e da Tecnologia na Sociedade Humana e seu Meio Ambiente.

O ATEU

Hawking, membro da sociedade desde 1986, também já se encontrou com os papas Paulo VI, João II e Bento XVI.

Havia mistério sobre se o físico acreditava em Deus até declarar em 2014: “Na minha opinião, não há nenhum aspecto da realidade além do alcance da mente humana”.

Ele prosseguiu explicando seu ateísmo: “Antes de entender a ciência, é natural acreditar que Deus criou o universo. Mas agora a ciência oferece uma explicação convincente”.

“O que quis dizer com ‘conheceríamos a mente de Deus’ é que nós conheceríamos tudo o que Deus conhece, se houvesse um Deus, o que não há. Eu sou um ateísta”.

Hawking tem falado muitas vezes sobre o perigo da mudança climática e recentemente escreveu uma carta aberta batendo em Donald Trump por sua posição sobre o tópico.

A pontifícia Academia de Ciências foi criada em 1936 pelo papa Pio XI para promover o progresso da matemática e da ciência.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias