Home / Ciência

CIÊNCIA

Comer massa de bolo crua pode causar sérios danos à saúde, aponta pesquisa

Não tem nada mais gostoso que aproveitar aquele restinho de bolo que fica no liquidificador, não é mesmo? Pois é, esse hábito pode causar intoxicação alimentar por causa de uma bactéria chamada E. coli. De acordo com uma pesquisa realizada por uma equipe com vários especialistas estadunidenses, o micro-organismo se reproduz tanto em ambientes úmidos quando secos.

De acordo com os dados, foram analisados prontuários médicos de 56 pacientes de 24 estados que apresentavam sintomas semelhantes como: febre branda, dor no abdômen, vômito e diarreia.

Além disso, foi realizado também uma entrevista com estas pessoas que afirmaram que usavam uma farinha do mesmo fabricante para preparar bolos entre outros e que costumavam comer um pouquinho de massa crua para experimentar.

Os pesquisadores analisaram fezes dos pacientes e amostras de farinha que confirmaram a presença da bacteria.

De acordo com a Super Interessante, foi realizado também uma análise no prédio da fabricante e descobriram que a E. coli já estava alojada no trigo antes deste virar de ser submetido ao processo para virar o pó que usamos em tantas receitas.

Entretanto, a boa notícia é que quando a farinha é submetida em altas temperaturas durante o preparo as bactérias morrem. Por isso, é importante assar o bolo e não comer a massa crua.

(Foto: reprodução Internet)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias