Home / Ciência

CIÊNCIA

Alunos brasileiros enviarão experimento à estação espacial

Um experimento de alunos brasileiros foi escolhido em um concurso e será enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) ano que vem. Os jovens alunos do ensino médio concorreram com 71 equipes formadas por alunos de 12 a 14 anos do colégio Dante Alighieri e escolas públicas de São Paulo.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, a competição faz parte de um programa realizada anualmente pelos Estados Unidos em parceria com a Agência Espacial dos EUA (Nasa). O Programa de Experimentos Espaciais para Estudantes realiza este ano a 12° edição.

Esta é a primeira vez que um país fora da América do Norte participa da iniciativa. E é apenas a segunda vez na história que o Brasil manda um experimento para a ISS.

O projeto que envolveu cerca de 330 estudantes de São Paulo durou nove semanas. Os alunos aprenderam sobre o espaço e a falta de gravidade. Os alunos eram estimulados a pensar sobre alguma questão relacionada ao espaço e depois eles apresentavam ideias e discussões. A partir dai começaram refletir no projeto que queriam desenvolver, e começaram a escrever os projetos.

À Folha, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto afirmou que os mentores não podiam influenciar nos projetos. Apenas colaboravam no aperfeiçoamento das ideias das crianças.

O projeto vencedor consiste em um tipo de cimento espacial. Os alunos pensaram na ocupação de outros planetas pelo homem. Então, eles pensaram em um material resistente a radiação, trata-se de um composto de cimento com pó de plástico verde. A radiação é um dos maiores problemas que os astronautas tem no espaço.

Ainda de acordo com a Folha de São Paulo, a proposta vencedora é vantajosa, também porque utiliza um composto que já existe na Estação Espacial. O plástico verde é a matéria-prima utilizada como matéria-prima da impressora 3D da ISS.

(Reprodução / Dante Alighieri)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias