Home / Ciência

CIÊNCIA

Hospital Garavelo deverá ser reaberto neste mês e ampliará vagas de UTI Neonatal

A direção do Hospital Garavelo, em Aparecida de Goiânia, está concluindo as adequações da unidade de saúde às normas sanitárias e deverá reabrir a unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal até o fim deste mês. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (07/08) pelo Ministério Público de Goiás (MPGO). A unidade de saúde foi interditada após uma inspeção da Vigilância Sanitária que contatou que no local havia diversas irregularidades.

Na ocasião, 10 vagas da UTI neonatal, os únicos leitos que atendiam a rede pública, foram fechadas.
As ações de regularização da unidade acontecerão em três etapas. Na primeira delas, será feita a adequação da UTI neonatal e a construção de um lactário, com a definição de procedimentos-padrão nas áreas de nutrição e farmácia, assim como treinamento de todos os profissionais que trabalharão no novo local. Ao MP, o hospital afirmou que as obras deverão ser concluídas até o dia 30 de agosto.

De acordo com o promotor Reuder Cavalcante Motta, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Aparecida de Goiânia, responsável pelas tratativas com a unidade de saúde, será firmado um termo de ajuste de conduta com o hospital, prevendo a data de reabertura da UTI Neonatal do Hospital Garavelo. Além disso, será ficados prazos e metas para cumprimento de demais normas de proteção e combate a incêndio e pânico e para cumprimento de normas sanitárias relativas às demais áreas da unidade de saúde, preferencialmente até o mês de novembro.

Outra medida fixada é a construção de um centro cirúrgico e centro de esterilização e, na terceira etapa, está prevista a construção de outras duas UTIs Neonatal, com dez leitos cada, sendo que oito leitos em cada uma das unidades atenderá o Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias