Home / Ciência

CIÊNCIA

Estudantes de Brasília criam micro-ondas que pode gelar bebida em até um minuto

As estudantes Adrielle Dantas, Gabrielly Vilaça e Rafaella Gomes que estudam no Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (CEMI) em Brasília, inventaram um micro-ondas diferente do tradicional. O micro-ondas ao contrário ou ColdStorm como foi apelidado o invento das meninas é capaz de gelar uma bebida em um período de 30 segundos a um minuto.

As meninas começaram a desenvolver o projeto em 2017 e no ano seguinte elas participaram do Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal, e da exposição de ciências da escola e se classificaram para levar o micro-ondas ao contrário para a Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Educação (Expoceti), em Pernambuco.

Micro-ondas ao contrário foi premiado durante a Expoceti em Pernambuco

Na exposição que foi realizada entre os dias 24 e 30 de junho, o projeto das estudantes brasilienses recebeu diversas premiações. Entre os prêmios, a invenção ficou com o primeiro lugar na área de Engenharia e receberam o certificado de destaque da Faculdade Imaculada Conceição de Recife e da World International Fairs Association (WIFA).

Além de serem premiadas na Expoceti pela invenção, as estudantes ganharam também credenciais para participar da Muestra Cientifica Latino-americana (MCL), em Trujillo, no Peru. Conforme um jornal local, a MCL está marcada para acontecer entre os dias 9 e 15 de setembro.

Conforme a publicação, após a participação na exposição as meninas ainda precisam concluir o ColdStorm. Porém uma das inventoras, Gabrielly Vilaça, afirmou que o grupo não tem dinheiro para terminar o protótipo e arcar com os custos da viagem para MCL. Com base nas melhorias propostas e para poder viajar as estudantes criaram uma vaquinha online, para poder arrecadar o dinheiro necessário para terminar o micro-ondas ao contrário com as dicas de melhorias recebidas durante a Expoceti e também viajar para o Peru.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias