Home / Ciência

CIÊNCIA

Nos próximos anos,os transplantes em humanos poderão ser feitos com órgãos de porcos

Os transplantes em humanos poderão ser feitos com órgãos do porcos, geneticamente modificados. O transplante poderá ser viável em três anos. Quem garante é a brasileira Mayana Zats, professora titular de genética do Instituto de Ciências da USP, que lidera a equipe responsável pelo trabalho.

Na última segunda-feira(22), em São Paulo, Mayana foi destaque no 8º Fórum LIDE de saúde e bem-estar ao revelar os avanços no xenotransplante, área que atua no transplante de órgão de diferentes espécies.

De acordo com ela, os porcos são os animais que tem órgãos mais parecidos com dos seres humanos. " Com a tecnologia de edição de genes, poderemos alterar os genes dos porcos para que eles sejam doadores sem haver rejeição no corpo humano", revelou.

A geneticista Mayana Zatz se apresentou no 8º Fórum LIDE de Saúde e Bem-estar
A geneticista Mayana Zatz se apresentou no 8º Fórum LIDE de Saúde e Bem-estar

Testes confirmaram que órgãos de porcos transplantados em macacos tem conseguido sobreviver por meses

Segundo o estudo os testes já foram realizados com o coração de porcos transplantados em macacos, que têm sobrevivido por meses. Além da semelhança com órgãos humanos, os porcos possuem alto índice de reprodução.

A geneticista garante que os transplantes em seres humanos estarão tecnicamente prontos para serem realizados após três anos, mas entende que é difícil estimar quando serão uma realidade na medicina brasileira.

Mayana acredita que os órgãos de porco podem acabar com as filas de transplante e explica: "Ao invés de esperar a morte de um doador, que pode, ou não, ser compatível, o médico poderá encomendar órgãos para o paciente. A ideia é iniciar os testes com transplantes de rim em pacientes que não têm doador. ”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias