Nasa ouve ruídos em Marte pela primeira vez

Em apenas seis meses, a Nasa conseguiu capturar mais de cem movimentações sísmicas em Marte, segundo balanço anunciado nesta terça-feira (1). A descoberta faz parte da missão e é resultado da missão da sonda Insight Mars, que investiga o interior do planeta.

A excursão possibilitou identificar ruídos abaixo da superfície de Marte pela primeira vez. De acordo com a Nasa, as primeiras vibrações no subsolo foram detectadas em abril deste ano, pelo sismômetro da missão, chamado de Experimento Sísmico para Estrutura Interna (SEIS).

Resultados da Missão em Marte

A Sonda Insight Mars, responsável pela atual missão, pousou em Marte em novembro de 2018. O SEIS é um sistômetro tão sensível que, em um mês após a chegada da sonda, detectou a presença de vento no planeta vermelho.

A sonda é a primeira com capacidade de captar abalos sísmicos em superfícies extraterrestres. Em maio e junho deste ano, a SEIS capturou dois abalos significativos na superfície de Marte, respectivamente o Sol 173 com magnitude 3.7; e o Sol 235 de magnitude 3.3.

A captação dessas vibrações é importante porque posibilita identificar que a crosta marciana pode ser formada de maneira similar à uma mistura de Terra com a Lua, pois o planeta possui movimentações sísmicas parecidas com a dois dois outros corpos celestes, de acordo com a agência espacial.

"É muito impressionante ouvir as primeiras vibrações da missão", celebrou um dos membros da Insight, Constantinos Charalambous. "A gente consegue começar a entender o que realmente está acontecendo em Marte, com o InSight fincado na superfície", completa o membro.

Esta é a oitava vez em que a Nasa pousa em Marte para excursões. No ano que vem, haverá outra missão em busca de vida no planeta vermelho.

Sons já foram identificados outras vezes

Essa foi a primeira vez em que a Nasa captou áudio abaixo do solo de Marte. Contudo, em outras ocasiões, a agência identificou outros tipos de sons.  Em dezembro de 2018, por exemplo, foi identificado som de vengto na superfície.

Dois sensores foram responsáveis pela descoberta do vento marciano: um sensor de pressão de ar dentro do módulo de aterrissagem e um sismógrafo localizado no convés da Insight.

Com informações do G1