Ciência

Nobel de Medicina premia estudo que permite atacar anemia e câncer

Dois americanos e um britânico foram premiados pelo Nobel de Medicina nesta segunda-feira (7/10). O trio foi premiado por pesquisas sobre a adaptação das células ao aporte variável de oxigênio que permite guerrear contra a anemia e o câncer

diario da manha
Foto: Reprodução

Dois americanos William Kaelin e Gregg Semenza e um britânico Peter Ratcliffe foram premiados pelo Nobel de Medicina  nesta segunda-feira (7/10). O  trio foi premiado por pesquisas sobre a adaptação das células ao aporte variável de oxigênio que permite guerrear contra -a anemia e o câncer.

A Assembleia Nobel do Instituto Karolinska em Estocolmo, destacou que “o Prêmio Nobel deste ano recompensa pesquisas que revelam os mecanismos moleculares produzidos na adaptação das células ao aporte variável de oxigênio no corpo, o que abre caminho a estratégias promissoras para combater a anemia, o câncer e outras doenças”.

A Assembléia ainda explicou que “a importância fundamental do oxigênio é conhecido há muitos séculos, mas o processo de adaptação das células às variações do nível de oxigênio foi durante longo tempo um mistério. Estes mecanismos também estão implicados nos tumores, cujo crescimento depende do aporte de oxigênio ao sangue.”

Kaelin trabalha no Howard Hughes Medical Institute nos Estados Unidos; Semenza coordena o programa de pesquisa vascular no John Hopkins Institute de pesquisas sobre engenharia celular; Ratcliffe é diretor de pesquisa clínica no Francis Crick Institute de Londres e do Target Discovery Institute de Oxford. Eles serão premiados com uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de 9 milhões de coroas (910.00 dólares).

Na próxima terça-feira(8/10) será anunciado o prêmio de Física e na quarta-feira(9/10) o vencedor de Química. Já na quinta-feira(10/10) será a vez de Literatura; na sexta-feira (11/10), o nome ou nomes dos premiados com o Nobel da Paz e na segunda-feira (14/10) o de Economia.

Com informações do Correio Braziliiense

Comentários

Mais de Ciência

11 de março de 2019 as 11:34

Caroços siameses

28 de fevereiro de 2019 as 11:54

Homo intergalacticus

20 de janeiro de 2019 as 22:09

Acompanhe o eclipse lunar, o último de 2019

4 de junho de 2018 as 18:09

Junho terá sete eventos astronômicos