Home / Ciência

CIÊNCIA

Estudante do Ceará detecta asteroides e recebe reconhecimento da NASA

A estudante Geovana Sousa de 21 anos, está no 1º período do curso de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no município de Sobral. A jovem conseguiu parceria com a agencia NASA após detectar 46 novos asteroides. Agora, ela recebeu uma certificação de reconhecimento da agência internacional pelo feito alcançado após participar de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Agência Espacial Norte-americana.

"Eu lembro que ainda pequena já dizia que queria ser astronauta, ficava encantada vendo os planetas, mas só no 2º ano do ensino médio foi quando realmente decidi que ia seguir essa carreira. Hoje a astronomia é minha paixão de vida, o motivo de eu acordar todos os dias, que é fazer ciência", disse a estudante, relembrando a paixão vinda da infância.

Geovana é natural de Manaus e decidiu ir para o Ceará na busca de mais oportunidades, além de que a profissão são muito valorizadas lá. Sobre o projeto Caça Asteroides, ela explica que tem o objetivo de alcançar os cientistas cidadãos em escolas, instituições, clubes de ciências e astrônomos amadores.

“São fornecidos pacotes de imagens captadas pelo Telescópio da Universidade do Hawaii de 1.8 metros, que são capturadas no mesmo ângulo e em dias diferentes para que possamos analisar as fotos, detectar o possível novo asteroide e enviar relatórios para a NASA avaliar essas detecções", explica.

A jovem cientista espera pelo seu certificado emitido pelo NASA ser entregue. Ela também disse que já sabe até com quais nomes vai batizar os asteróides recém descobertos por ela. Será uma homenagens a familiares.

A estudante em formação ressaltou: "Vou continuar divulgando e propagando a ciência pelo nosso país, com foco em todas as idades, principalmente com as crianças. Meus objetivos maiores são trabalhar em agências espaciais fora no nosso país, como a NASA, por exemplo. Ser a primeira a ganhar o Nobel e trazê-lo ao Brasil é a grande meta, alcançada por esses pequenos passos", conclui Geovana.

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias