Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Bill Gates alertou em 2015 que o mundo não estava preparado para uma pandemia

O fundador da Microsoft e um dos homens mas rico do mundo, Bill Gates afirmou, durante uma palestra em 2015, que "nós não estamos preparados para a próxima pandemia". O discurso, realizado na plataforma TED Talks, e abordava a recente epidemia de ébola na África em 2014. Na época, apresentava soluções para lidar com situações semelhantes da qual enfrenta-se atualmente, com o avanço do coronavírus.

No discurso, Bill Gates afirmou que uma eventual pandemia seria um perigo muito maior para a humanidade do que uma possível guerra nuclear. Gates declarou que o Ébola não se tornou pior pelo trabalho dos profissionais de saúde e pela natureza do vírus, que não é transmitida pelo ar. "Agora, imaginem um vírus com qual as pessoas se sintam bem o suficiente para entrarem em um avião ou irem ao mercado?", profetizou Gates.

De acordo com o empresário, o motivo do perigo é que o mundo investiu em estratégias anti-guerra, mas não em meios de conter pandemias. No entanto, para ele, se algo vai matar dezenas de milhões de pessoas nas próximas décadas, provavelmente será um vírus altamente contagioso e não uma guerra.

Como exemplo, Gates utilizou um modelo de como um vírus semelhante ao da gripe espanhola, que destruiu o mundo em 1918, se espalharia nos dias atuais. Segundo a pesquisa, se não houvesse um preparo global, mais de 33 milhões de pessoas seriam mortas pela doença.

Uma das soluções apresentadas foi o uso da internet e de celulares para mapear os locais onde a doença se espalhou

O fundador da Microsoft apresentou entre as soluções, que já estão se mostrando úteis contra o coronavírus, o uso de celulares e da internet para mapear os lugares onde a doença está se espalhando. Ele sugere também um sistema de saúde global, como se estivessem se preparando para uma guerra e enviar "soldados" de saúde. Gates ainda pediu por sistemas de saúde melhores em países pobres e aumento na imunização de pessoas .

O empresário, que é responsável por dar auxílio financeiro a centenas de projetos de pesquisas de saúde através da fundação Bill e Melinda Gates, convidou governos e empresas a se juntarem à iniciativa. Segundo ele, não tem um possível orçamento, mas será um preço pequeno a pagar comparado ao possível dano.

De acordo com Gates, o investimento na saúde global tornará o mundo um lugar mais justo e seguro. "Esse deveria ser a nossa maior prioridade. Se nós começarmos agora, estaremos prontos para a próxima pandemia", finalizou.

Bill Gates pede para as pessoas permanecerem em quarentena durante a pandemia do coronavírus, diferente de outros bilionários, agentes do mercado e chefes de estado, como por exemplo o presidente Jair Bolsonaro, que temem por um colapso na economia. "É impossível retomar a economia e ignorar a pilha de corpos”, afirmou o fundador da Microsoft sobre os efeitos no mercado financeiro.

Ao ser perguntado sobre soluções, Gates também preferiu continuar com o isolamento. Ele ainda afirmou que "é possível ressuscitar a economia, mas não os mortos pela pandemia".

*Com informações da Terra

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias