Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Hospital que atendeu Bolsonaro omite dois nomes em lista de contaminados por coronavírus

O Hospital das Forças Armadas (HFA) apresentou ao Governo do Distrito Federal uma lista de infectados pelo coronavírus, mas omitiu dois nomes da lista que testaram positivo.

O presidente, que afirma ter testado negativo para o vírus mas se recusa a apresentar os resultados dos exames, e integrantes do alto escalão do governo fizeram testes para detectar a presença do vírus. As amostras foram colhidas por equipes da unidade de saúde, vinculada ao Ministério da Defesa.

Até o momento o HFA, comunicou às autoridades sanitárias do Distrito Federal 17 casos de pessoas infectadas, os quais estão sendo monitorados.

De acordo com o governo do Distrito Federal, 15 pessoas foram identificados, e Bolsonaro não está entre eles. Porém segundo o governo, dois nomes são mantidos em sigilo. Os dados sobre os os infectados foram entregues depois que a Justiça Federal determinou a apresentação da lista, para que o governo de DF possa acompanhar a evolução da pandemia e traçar políticas públicas.

Na última sexta-feira, a juíza Raquel Soares Chiarelli, da 4º Vara da Justiça Federal em Brasília, havia determinado que o hospital apresentasse a lista. A decisão foi de caráter liminar (provisória), se deu ação ajuizada do Governo do DF.

O presidente realizou dois testes, um no dia 12 e outro dia 17. Nas redes sociais, ele informou que ambos deram negativos, mas se recusou a mostrar os exames. Bolsonaro também contrariou a recomendação médica de evitar aglomerações, como a aparecer na manifestação sem máscara, tocando simpatizantes e manuseando celular de alguns apoiadores para tirar selfies.

Uma pesquisa do Data Folha realizada na semana passada, mostra que Bolsonaro tem sua gestão da pandemia aprovada por 35%, enquanto governadores são vistos como ótimos ou bons em seu trabalho por 54%. Até mesmo o Ministério da Saúde é mais bem avaliado que o presidente: 55% aprovam o trabalho da pasta de Luiz Henrique Mandetta.

Com informações da Folha

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias