Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

UFG produz 200 mil máscaras para profissionais de saúde

A Universidade Federal de Goiás (UFG), juntamente com outras instituições públicas e privadas visa produzir mais de 200 mil máscaras cirúrgicas e seis mil aventais. Esses materiais serão doados para os profissionais de saúde que estão à frente no combate ao Covid-19 no estado. A matéria-prima necessária para confecção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que iniciou na última segunda-feira (30), será doada pelas entidades.

No projeto estão participando mais de 50 estudantes, voluntários, de enfermagem, artes visuais e veterinária, em Goiânia. O laboratório de costura da universidade foi disponibilizado para a confecção dos materiais, mas antes das atividades, eles praticaram.

O professor do curso de Design, Carlos Gustavo Hoelzel explica que os EPIs devem proteger o cuidador ou o paciente. As condições técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são respeitadas.

Cerca de 17,3 mil metros de tecido foi doado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O reitor da UFG, Edward Madureira, afirmou que o projeto foi resistente e que a instituição preparou outra sala para os alunos fabricarem os equipamentos.

Ele ainda comemora o envolvimento das pessoas por serem 'extremamente' solidárias e dispostas a contribuir no projeto.

As máscaras e os aventais sairão do laboratório preparadas para serem utilizadas pelos profissionais de saúde de hospitais públicos e postos de saúde que atendam pacientes infectados pelo Covid-19.

A vice-diretora da Faculdade de Enfermagem da UFG, Luana Cássia Ribeiro explica que as máscaras vão para o Hospital das Clínicas, que é da universidade e referência para o atendimento à coronavírus. "E, depois, com as parcerias que a gente tem, todo o acordo com a OVG, para as instituições que fizerem esse tipo de atendimento", concluiu.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias