Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Países são orientados a procurar registros da covid-19 no fim de 2019

Com milhares de infectados pelo mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta terça-feira (5/5) que os países procurem por casos suspeitos de covid-19 no fim do ano passado.

A recomendação ocorre após um hospital francês encontrar um caso da doença registrado no dia 27 de dezembro do ano passado, praticamente um mês antes do governo anunciar o primeiro caso oficial da doença.

O chefe do departamento de reanimação do hospital Avicenne Yves Cohen e Jean Verdier do Seine Saint Denis, informou que testou as amostras de sangue congeladas de 16 pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entre os dias 2 e 16 de janeiro deste ano.

Na época os pacientes estavam internados todos com pneumonia, e os exames foram feitos para detectar uma possível contaminação por gripe ou outros tipos do coronavírus, menos o Sars-Cov-2, que ainda era desconhecido.

Primeiro caso de Covid-19 na França foi registrado em dezembro do ano passado

O "Jornal of Antimicrobial Agents" publicou um estudo mostra que um homem de 42 anos, colhida no dia 27 de dezembro do ano passado, mostra que a Covid-19 já estava em propagação pela França no final de 2019, um mês antes dos primeiros casos oficiais serem registrados.

A hipótese mostra que o paciente pode ter sido contaminado pela esposa, que é assintomática e trabalha no supermercado ao lado de um stand de shushis, com colega de origem asiática trabalhando no stand.

As informações oficiais é que os primeiros casos na França foram registrados apenas no dia 24 de janeiro, quando um casal de chineses retornou de Wuhan, cidade onde o vírus surgiu, e um homem em Brodeaux que esteve na China.

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias