Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

China detecta novo foco de transmissão de Covid-19 em Pequim

A capital da China, Pequim nesta segunda-feira (15), estendeu a área de distanciamento social para garantir a segurança em outros 10 bairros, diante do episódio que pessoas frequentaram há pouco tempo um mercado popular de alimentos, apontado como novo foco de infecções.

A China listou nesta segunda-feira 49 novos casos de contaminações do novo coronavírus, envolvendo 36 contágios em Pequim, um cenário que levanta a possibilidade de ocorrer uma segunda disparada de infecções na localidade.

O epicentro reconhecido na China, onde a doença foi diagnosticada pela primeira vez em 2019, em sua grande maioria foi contida, entretanto na semana passada se instalou o início do surgimento de casos na capital.

Pequim passou a considerar e avaliar os exames do mercado de alimentos de Xinfadi, de maneira mais rigorosa, dando destaque para os residentes que habitam próximo ao local e em todas as pessoas que visitaram a área afetada nas últimas semanas. As autoridades informaram que políticas de enfrentamento vão ser administradas em mais de 45.500 habitantes.

Dez mil exames já foram realizados

Onze bairros habitacionais no perímetro do raio da quarentena próximo ao mercado já haviam sido isolados e as cidades circunvizinhas orientaram seus moradores a não irem a Pequim. As autoridades sanitárias também reforçaram os empenhos para monitorar que esteve no mercado, com compartilhamento de mensagens aos cidadãos para fazer perguntas de itinerários recentes.

Nesta segunda-feira, o funcionário municipal Li Junjie comunicou em uma entrevista coletiva que novos casos foram informados e relacionados com outro estabelecimento, o de Yuwuandong, no distrito de Haidian. As aulas de todas escolas foram suspensas e os os moradores de 10 bairros próximos receberam instruções para aumentar os cuidados de prevenção e ficar em casa.

No geral, 177 pessoas estão contaminadas atualmente com o novo coronavírus na China, duas delas em estado grave.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias