Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Goiânia realiza teste para Covid-19 em todos os setores neste sábado 19/09

Com o objetivo de continuar observando a evolução do novo coronavírus (SARS-Cov-2) na capital, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realiza neste sábado (19/09) o quinto inquérito populacional para Covid-19. O inquérito sorológico é uma pesquisa para identificar quem já contraiu o vírus.

A previsão é que sejam realizados cerca de 2.700 testes para validação da pesquisa. Eles serão aplicados em todas as regiões da capital por meio de sorteio de quadras e lotes. Desta vez não serão utilizados os testes rápidos doados pelo Ministério da Saúde (MS), mas um outro tipo de teste sorológico doados pela Departamento de Epidemiologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP-UFG).

“Dessa vez será utilizado o exame sorológico por quimiofluorescência que detecta anticorpos IgG no organismo e exige uma estrutura laboratorial maior, com aparelhos específicos para leitura da presença de anticorpos que mostram se a pessoa teve ou não a doença", explica Yves Mauro Ternes, superintendente de Vigilância em Saúde

Aproximadamente 800 profissionais, sendo 400 coletores e 400 agentes de endemias, estarão trabalhando no inquérito, todos devidamente uniformizados, usando máscaras e jalecos para segurança e proteção de todos.

Resultados
Os testes serão processados pelo laboratório Rômulo Rocha da UFG que que dará resultado em aproximadamente sete dias. O resultado estará disponível no site da Prefeitura de Goiânia (https://saude.goiania.go.gov.br/inquerito-soroepidemiologico-do-covid-19/) e poderá ser consultado com o número de protocolo que for entregue para cada uma das pessoas que forem submetidas à coleta de sangue.

Balanço inquérito
A SMS já realizou quatro inquéritos populacionais para Covid-19 em todas as regiões da capital, totalizando mais de 11.700 testes até o momento. No último inquérito realizado no mês de julho, foi apontado que 6,4% da população tinha tido contato com o vírus.

Serviço
Assunto: Goiânia realiza quinto inquérito populacional para Covid-19
Data: 19 de setembro (sábado)
Hora: a partir das 8 horas

Endereço de partida da coleta para o teste: Rua A1, Qd. 3A, Lt. 16 - Vila Redenção

Obs: A diretora de Vigilância Epidemiológica, Grécia Carolina Pessoni, estará no endereço citado acima, das 8h às 9h, para atender à imprensa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias