Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Vacina Covid-19 chega à fase 3, segundo anúncio da Johnson

O anúncio feito nessa quarta (23), declara que a Johnson & Johnson começará com os testes da terceira fase de sua candidata à vacina para imunização contra a Covid-19 que somente no Brasil já somam mais de 138.000 casos de óbito pela doença causada pelo novo coronavírus.

Os prováveis estados brasileiros que poderão conter até sete mil voluntários são: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e o Distrito Federal.

60 mil voluntários vão participar da terceira fase de testes da vacina contra Covid-19 da Johnson

A fase 1 e 2, consiste na segurança e eficácia de uma vacina, para que se possa identificar erros ou efeitos, que contenha respostas imunes ao vírus, como meio de defesa do próprio sistema humano. A vacina da Johnson surtiu efeito positivo fazendo com que as fases 1 e 2 demonstrassem ser seguras.

Na fase 3, a imunização se da de forma diferente, já que nas duas primeiras fases são feitas com poucas pessoas. É considerada a última, em que se observam os possíveis efeitos colaterais nos voluntariados.

Ao todo serão 60 mil voluntários, divididos por 8 países (Argentina, Chile, México, Colômbia Peru, Africa do Sul, EUA), e o Brasil poderá participar da fase 3 sob autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Esses países foram escolhidos por terem maiores números de infectados pela doença, tendo os EUA e o Brasil como os primeiros no ranking de mortes e infectados.

Para se voluntariar, é necessário que a pessoa tenha no mínimo 18 anos, e inicialmente será aplicada somente uma dose á uma parte dos voluntários, já a outra parte receberá um placebo, como medida de controle. Ainda há a possibilidade de haver uma parceria entre a Johnson e o Reino Unido, caso seja necessário que tenha uma segunda dose á quem receber a imunização.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias