Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Para conter segunda onda de Covid-19, Bélgica anuncia lockdown

Nesta sexta-feira (30), o governo da Bélgica anunciou lockdown durante um período do mês de novembro. Segundo a Radio Télévision Belge Francophone (RTBF), a medida passa valer a partir do dia 2 e vai até dia 13 de novembro.

Yves Van Laethems, porta-voz do Ministério da Saúde, foi quem fez o comunicado. A providência foi tomada para conter uma segunda onda de coronavírus no país. Afirmando que os hospitais estão beirando a crise.

Segundo o porta-voz, "se a curva não mudar com o nosso comportamento, devemos atingir 2 mil pacientes em terapia intensiva em duas semanas, nossa capacidade máxima", disse Yves.

O país que tem apenas 11 milhões de habitantes, só perde para a Republica Tcheca no maior número de casos da Europa. há dez dias atrás a Bélgica bateu o recorde de infectados chegando aos 18 mil. Aproximadamente 10 vezes maior que o pico da primeira onda de casos no país.

Regras do lockdown

Enquanto houver o período de confinamento, será proibido realizar eventos com refeições compartilhadas. Durante os funerais, apenas 15 pessoas podem participar.

No último sábado (24), a capital da Bélgica, Bruxelas, tiveram suas instalações esportivas e culturais fechadas. E na última segunda-feira (26), começou um toque de recolher da meia-noite às 5h da manhã.

Outros países também tomaram a mesma decisão, na França o novo lockdown começou hoje e se estenderá até 1º dezembro. Os franceses terão bares, restaurantes e comércios fechados, além da apresentação de justificativa para poder andar nas ruas. Protocolo para o ensino médio não foram divulgados, por isso, às escolas estão funcionando.

A partir de segunda-feira (2), na Alemanha estabelecimentos como: bares, restaurantes e outros serão fechados. Encontros coletivos só serão permitidos com até 10 participantes, comércio e escolas permanecem abertos. O governo alemão enfatiza a alerta que a população fique em casa.

Na Espanha, a cidade de Catalunha aderiu a iniciativa de restringir parcialmente a sociedade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias