Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Plataforma remove vídeo fake news de fundação do Itamaraty

A plataforma You Tube retirou um vídeo de uma palestra de um seminário da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), ligada ao Itamaraty, sobre "nocividade do uso da máscara".

A plataforma ressaltou em nota que não permite conteúdos que "incentivam atividades que possam causar danos físicos ou mortes".

Consta que a Funag tem realizado seminários virtuais nos quais aborda com assiduidade a pandemia de Covid-19. Após o evento, a fundação mantém a transmissão completa no You Tube e faz recortes de vídeos menores.

O material removido fazia parte do seminário virtual "A conjuntura internacional no pós- coronavírus", que aconteceu em 3 de setembro. O You Tube não confirmou a partir de qual data o trecho ficou indisponível.

Nele o palestrante Carlos Ferraz dizia, sem apresentar evidências científicas, que o uso de máscaras faz mal a saúde de pessoas saudáveis. Ferraz citou "artigos" e "testes", sem mencionar detalhes, nem os autores.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), orienta que todas as pessoas usem máscaras onde houver transmissão ampla da doença e em situações em que o distanciamento social não é possível, como no transporte público.

Palestrante faz parte dos quadros do ministério

No seminário, Carlos Ferraz é apresentado como "professor de filosofia da UFPel cedido para a Secretaria Nacional da Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH)". Os outros dois participantes são de sites e blogs conservadores.

Segundo o site G1, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, onde Ferraz trabalha, afirmou que o "servidor expressou sua opinião pessoal, que não necessariamente corresponde ao posicionamento oficial do Ministério" e que ele "não participou do evento como representante do MMFDH".

Embora o You Tube tenha retirado o vídeo da palestra de Ferraz, o conteúdo dela segue disponível na plataforma, no vídeo, e na íntegra do seminário.

As palestras também são distribuídas no site oficial da fundação, com links para os vídeos no You Tube e em formato de podcast com links para diversas plataformas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias