Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Zacharias Calil participa de testes da BCG contra a COVID-19 no Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou na última segunda-feira (5) uma nova fase de testes para um imunizante em potencial contra o Coronavírus. A pesquisa será com a vacina utilizada contra a tuberculose, a famosa BCG, que todos os recém-nascidos tomam, e que pode ser um imunizante contra a COVID-19.

O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes, e o deputado federal Dr. Zacharias Calil (DEM) acompanharam o início dos ensaios clínicos com a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.

As pesquisas da UFRJ serão para testar a eficácia da BCG e para demonstrar se a vacina pode aumentar a imunidade dos profissionais de saúde, que poderão ter uma arma para melhorar a imunidade e aumentar a resistência da população. Demonstrada a eficácia, os brasileiros terão acesso a uma nova dose, o que não vai substituir uma futura vacina da COVID-19.

Mais uma arma

Zacharias ressaltou a importância dos testes que acontecem em paralelo com as pesquisas para as vacinas de combate ao novo Coronavírus, mas que podem aumentar a resistência da população. “Nós, goianos, sabemos da importância do combate ao vírus e os testes e as pesquisas, como a da BCG, podem imunizar a população”, explicou o deputado.

Apesar da pesquisa, o ministro Marcos Pontes reitera que a vacina da BCG será apenas mais uma arma no combate à COVID-19. “Não será uma substituta, será um novo meio de tentar combater o vírus, enquanto não houver vacina”, comenta.

“A vacina da COVID-19 também continua sendo trabalhada pelo Ministério com 15 protocolos diferentes em todo o Brasil, além dos protocolos internacionais. A expectativa é muito grande, mas acredito que os nossos cientistas darão uma resposta ao país”, concluiu o ministro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias