Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Ministro da Saúde afirma que 'nenhum brasileiro terá vantagem sobre outros brasileiros', sobre vacinação contra Covid-19

Participando da inauguração oficial da Maternidade Célia Câmara, nesta sexta-feira (11), em Goiânia, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou que a vacinação contra Covid-19 seguirá um plano nacional de imunização.

"Nenhum estado da federação será tratado de forma diferente. Nenhum brasileiro terá vantagem sobre outros brasileiros", afirmou.

O calendário nacional ainda não foi decidido e nenhum imunizante tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O uso emergencial da vacina contra o coronavírus no país foi aprovado nesta quinta (10), pela agência, mas depende do pedido das fabricantes.

João Dória (PSDB) e o presidente Bolsonaro (sem partido), detêm uma disputa política sobre as ações de combate a Covid-19. Coagido pelo anúncio do governador de São Paulo, que argumenta vacinar a população a partir de janeiro, o ministro assegurou que vai cobrar celeridade na análise.

Pazuello argumentou que vai cobrar agilidade nessa análise. "Não há no mundo, até hoje, nenhuma vacina registrada. O que estamos vendo na Inglaterra é a autorização emergencial de uso para grupos restritos e com assinatura de responsabilidade individual. Essa mesma autorização emergencial foi assinada ontem nos EUA e será solicitada à Anvisa no Brasil".

O ministro ainda disse que já está em busca de recursos para comprar as doses necessárias. "Determinei também que nós tivéssemos contratos, não vinculado inicialmente, mas memorandos de entendimento com todos os fabricantes de vacina que se disponibilizarem no nosso país. [...] A responsabilidade é das autoridades que estarão oferecendo a vacina, oferecendo de forma gratuita e voluntária".

Autorizações

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou na quinta-feira (10) as regras para a autorização temporária do uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a Covid-19. Na realidade, a medida possibilita para que empresas possam fazer esse pedido de emergência.

Conforme a diretora da Anvisa, Alessandra Bastos Soares, "a autorização de uso emergencial é um mecanismo que pode facilitar a disponibilização e o uso das vacinas contra Covid-19, ainda que não tenham sido avaliadas sob o crivo do registro, desde que cumpram com os requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia".

Segundo o site G1, a agência ainda não recebeu nenhum pedido de uso emergencial, nem pedido de registro de vacinas. Soares completou que esse pedido deve ser feito pela empresa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias