Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

RJ é cassificado com alto risco de contaminação por Covid-19, segundo mapa

O estado do Rio de Janeiro entrou na bandeira vermelha na classificação de risco para contaminação por Covid-19. Desde julho o governo vinha fazendo o monitoramento dos avanços da doença, sendo esse o primeiro alerta até então.

Entre as nove regiões do Rio, cinco estão em bandeira vermelha: Metropolitana I, Baía da Ilha Grande, Serrana, Norte e Noroeste. Em que ao todo concentram 75% da população do estado.

Em risco moderado estão as regiões Médio Paraíba, Centro-Sul, Baixada Litorânea e Metropolitana II, representadas pela bandeira laranja.

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, na quarta-feira (23) o registro era de 24.773 mortes por coronavírus e 414.334 casos da doença no estado do Rio de Janeiro. Esses dados são de desde o início da pandemia.

Evolução da Covid-19 registrada no mapa no RJ — Foto: Divulgação/Governo do RJ
Evolução da Covid-19 resgistrada no mapa no RJ — Foto: Divulgação/Governo do RJ

Alto risco de transmissão da Covid-19

Segundo o médico infectologista Gustavo Magalhães, devido os registros de alto risco indicados no mapa para transmissão da Covid-19, há necessidade de mais bloqueios no estado do Rio. “O estado do Rio de Janeiro nunca chegou a esse ponto de ter tanta região em vermelho, que mostra que isso é um alto risco de transmissão do coronavírus. Esse vermelho, esse alto risco, já significa distanciamento social ampliado 2", disse.

Para o infectologista, a sensação é que o RJ chegou a patamares de transmissão da covid-19 similares a maio e junho. “Todo mundo hoje já tem alguém, ou a si próprio, já teve essa experiência de ser infectado pelo Covid, infelizmente”.

Medidadas restritivas em Copacabana durante o réveillon

Para evitar aglomerações, o prefeito em exercício do Rio vereador, Jorge Felippe (DEM), anunciou ainda na quarta-feira (23) que o bairro de Copacabana, na Zona Sul, será "fechado" no réveillon, em que apenas moradores poderão entrar na região.

Restrições anunciadas para orla da Zona Sul e da Barra da Tijuca

  • Bloqueio de estacionamento na orla e ruas no entorno a partir de 00h01 do dia 31 de dezembro;
  • Bloqueio da circulação de transporte público para acesso a Copacabana e Barra da Tijuca a partir das 20 horas do dia 31;
  • Barreira de fiscalização nos limites do município para não permitir acesso de ônibus e vans de fretamento com destino à Orla;
  • Quiosques poderão funcionar desde que sem venda de ingressos, shows, instrumentos sonoros e sem cercados.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias