Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Brasil e África do Sul pagam mais que o dobro da UE, por vacina da Índia

As dificuldades encontradas pelo governo brasileiro para ter a vacina produzida na Índia, pelo Instituto Serum, parecem ter sido solucionadas. Mas, o grande detalhe é que o Brasil pagou um valor que é duas vezes maior que o dobro pago por países da União Europeia (UE) para ter o imunizante da AstraZeneca produzido em parceria com a Universidade de Oxford.

O carregamento de dois milhões de doses do imunizante deve chegar esta noite ao país, e ser distribuído a partir de amanhã para os estados. O medicamento é feito no Brasil em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz) que confirmou o valor pago pela vacina, e que o instituto oferece o imunizante pronto por US$ 5,25 cada dose.

Vale lembrar que há algumas semana a ministra da Bélgica supostamente errou no Orçamento, e que mostrou assim o valor de diferentes doses e preços de vacinas. Segundo publicado nas redes sociais pela ministra, Eva De Bleeker, a UE negociou o medicamento com valor de US$ 2,16 por cada dose do imunizante da AstraZeneca. No entanto, o bloco não se pronunciou sobre o assunto e afirmou que os acordos são confidenciais.

O Instuto Serum por sua vez foi procurado para falar sobre o valor cobrado nas vendas feitas para o Brasil e África do Sul, mas afirmou que não poderia falar sobre a questão. A AstraZeneca por sua vez também não se pronunciou. No entanto, a Fio Cruz por meio de sua assessoria apenas afirmou que a empresa foi só a mediadora entre a fundação e o laboratório.

Conforme a Fio Cruz esses realmente foram os valores negociados com o Instituo Serum, e a AstraZeneca apenas atuou como intermediária entre eles.

*Com informações do Uol

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias