Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Governadores negociam vacinas com laboratórios

Alguns estados brasileiros estão buscando trazer vacinas contra Covid-19 para o país, sem liderança federal. Cerca de 15 estados estão com objetivo de comprar as vacinas da Sputnik V, produzida pela Rússia.

Os estados estão procurando estabelecer contratos com laboratórios por fora do Plano Nacional de Imunização (PNI). A vacina espera ainda não foi aprovada no Brasil, mas quatros dos governadores estão de olho nela.

Segundo o site IG "o governo do Paraná firmou um acordo ainda em agosto do ano passado com o Fundo Soberano da Federação da Rússia para realizar no país os estudos de fase 3 da Sputnik V", mas o acordo ainda não foi para a prática. Já Ratinho Jr, governador do Paraná disse que investirá R$ 200 milhões para comprar as vacinas "caso haja necessidade".

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul afirmou "temos preocupações com o ritmo, o fluxo que se dará a liberação (de vacinas) nos estados, e tendo no território nacional uma empresa como a União Química, com a estrutura e a condição de produzir rapidamente o volume de doses e de ter acesso aos (insumos) enviados pela Rússia, nós temos interesse em acessar e, se for o caso, fazer a aquisição diretamente".

Quem também falou sobre o interesse foi o Rui Costa, governador da Bahia dizendo "o Brasil se comporta como se o mundo inteiro estivesse se ajoelhando para vender vacina para nós". E acrescentou "os países não têm vacina para si próprios, muito menos para ficar atendendo a caprichos burocráticos das instituições brasileiras", revela Costa.

O Governo de São Paulo se abstém de qualquer conversa que envolva outros estados a respeito da compra de vacinas contra Covid-19.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias