Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Como Caiado liderou governadores, mudou Bolsonaro e deu sensatez para enfrentar pior momento da pandemia

Um dia após a reunião dos governadores e chefes de poderes com o presidente Jair Bolsonaro, ocorrida na manhã de quarta-feira, 24, no Palácio da Alvorada, em Brasília, já é tempo suficiente para entender o papel de cada personagem na aparente guinada no combate da covid-19 pelo país.

Agora existe oficialmente um comitê nacional para enfrentamento da pandemia de covid-19.  Mais: discurso de unidade. Outra: as campanhas publicitárias veiculadas pelo país, inclusive na rede Globo, falam sobre máscara e álcool gel. São fatos.

Existe um marco político: caberá ao Senado a interlocução de Bolsonaro com os governadores.

Durante a reunião de quarta-feira, ao lado do presidente do Senado (Rodrigo Pacheco), presidente da Câmara dos Deputados (Arthur Lira), do Supremo Tribunal Federal (Luiz Fux) e de vários outras cortes e órgãos de Estado, Bolsonaro parecia outro.

Estamos exatamente com 48 horas de aparente mudança de atmosfera: a imprensa está agora valorando como tratar a modulação de comportamento do presidente.

Pelos termos de seu pronunciamento, Bolsonaro se mostrou entusiasmado pela vacinação da população.

E teria como ser diferente? Na perspectiva bolsonariana, sim.

Mas é o Governo Federal que começou uma das maiores campanhas de vacinação da história. Logo, deve ser tributado ao chefe do Executivo tanto fracassos quanto êxitos. E se existirem êxitos, claro, nada mais justo que cheguem aos personagens certos.

Por enquanto, mais fracassos que erros rondam o Planalto. Mas isso pode mudar.

Em termos de vacinação, o Brasil ainda está atrasado em relação a outros países, mas está na frente de muitos, se comparado com França, por exemplo, que detém grandes laboratórios e nem por isso está no nível de imunização do Brasil.

É aqui que entra o personagem central na mudança de rota do país que está à beira da tragédia.

Desde 2020, o governador de Goiás, médico Ronaldo Caiado, tenta 'amolecer' e convencer o presidente Jair Bolsonaro de que não existe outra alternativa a não ser ciência e respeito às diretrizes da comunidade científica. Será que agora Bolsonaro entendeu mesmo?

Após quase todos governadores perderem o diálogo com o presidente [ e mesmo Caiado ter muitas vezes se esquivado e cansado dessa tarefa inglória ], é o governador de Goiás que tenta intermediar uma demanda nacional com um presidente que toma decisões/atitudes muitas vezes personalíssimas e que confunde sua figura com o Estado.

Caiado tem tentado mostrar de forma republicana como um estadista deve se comportar. Não quer incendiar o país. Não quer fazer campanha eleitoral com mortos. E menos ainda se esquivar covardemente do vírus. É preciso deixar para a história: médico, ele poderia ter sido vacinado no primeiro dia. Ou se escondido de medo. Mas não: foi vacinado na fila da idade. E está nas ruas tentando enfrentar o vírus como médico, cientista e governador.

Queira ou não, Bolsonaro admira Caiado por sua história.

Admira Caiado tanto que votou nele para presidente, quando o político goiano disputou as eleições, em 1989. E reconhece também a integridade moral e científica do goiano, apesar dos arroubos da "cloroquina" rondarem o presidente.

Nos bastidores, Caiado tenta dar velocidade e ânimo para que Bolsonaro retome o que possa ter perdido diante da grande confusão que foi até aqui a gestão federal da pandemia. O presidente parece que captou.

Líder dos governadores na reunião de quarta-feira, Caiado citou que existe agora um “ponto de convergência de todos para salvar vidas”.

O governador de Goiás tem aperfeiçoado ele próprio a diplomacia, mostrando ao presidente que neste momento o país precisa de mais decisões acertadas do que decisões temperamentais ou disputas entre poderes.

Há 48 horas o Brasil segue neste ritmo de paz no campo de batalha, apesar de 300 mil mortos.

“A reunião teve um significado especial. Foi construído um ponto de concórdia”, disse Caiado.

E desta reunião saiu talvez a frase mais dissonante até aqui. Ela foi dita por Jair Bolsonaro: “A vida em primeiro lugar. A intenção é, cada vez mais, nos dedicarmos à vacinação em massa no Brasil”.

Se realmente conseguir sensibilizar Bolsonaro, Caiado estará ajudando o país a sair de seu maior dilema existencial de saúde pública: a real crise sanitária.

As pesquisas mais recentes implicam Bolsonaro na condução da gestão: para 54% dos entrevistados, ele não faz bom combate da doença.

O Brasil não pode torcer para que o presidente erre, volte ao que era antes e que faltem vacinas.

Só nos resta acreditar que vai dar certo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias