Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Goiânia realiza testagem da covid-19 por agendamento nesta sexta-feira

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, realiza nesta sexta-feira (19) mais uma testagem de antígeno da Covid-19, a pasta tem como objetivo rastrear todas as regiões de Goiânia para acompanhar a transmissibilidade do vírus. Assim como na última semana, os exames serão feitos por agendamento, no site da SMS.

O objetivo é monitorar as regiões que apresentam maior transmissibilidade do vírus sem, no entanto, promover aglomerações durante a espera. Os testes ocorrerão em seis escolas da capital, somente na modalidade pedestre. O agendamento estará disponível a partir das 12h desta quinta-feira (18).

A estratégia da testagem por agendamento se dá para evitar aglomeração de pessoas durante a espera, especialmente neste momento em que os índices de contaminação seguem altos. Além disso, a população terá “maior comodidade e agilidade no atendimento”, explicou a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Carolina Pessoni. Ela frisa a importância da testagem neste momento.

“Encontrando aqueles que estão assintomáticos, conseguimos fazer com que se isolem quebrando a cadeia de transmissão”, pontuou.

Goiás atinge a marca de 10 mil mortes por Covid-19

O agendamento pode ser feito online pelo site da SMS, link: Página Inicial | Secretaria Municipal de Saúde (goiania.go.gov.br) a partir das 12h desta quinta-feira (18), basta informar nome completo, CPF e endereço de e-mail.

As guias também informam as escolas onde os testes serão realizados, bem como os horários disponíveis. Importante frisar que a testagem acontece somente nesta sexta-feira (19).

Testes de covid-19 Foto/Reprodução - Dia Online

O resultado dos testes de antígeno fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta. Podem fazer o exame pessoas acima de 12 anos que não apresentam sintomas. Os sintomáticos devem procurar uma unidade de Saúde e podem se informar através da Central Humanizada de Orientações sobre Covid-19, pelos telefones 3524-6305 (Whatsapp) ou 3267-6123.

Balanço da testagem em Goiânia

Desde o início da testagem ampliada da população, no dia 5 de agosto de 2020, até a última sexta-feira (12) foram realizados 134.674 testes de antígeno, sendo que 16.168 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que representa 12%.

Teste de antígenos

Para o teste de antígeno, é necessário uma quantidade de vírus muito grande no corpo e, por isso, ele só consegue ser realizado em pacientes com alta carga viral. Nele, é feita a coleta de secreção do nariz e garganta.

Nesse teste pouco sensível, é possível detectar alguma proteína do vírus no organismo. O exame que detecta a presença do antígeno deve ser feito na fase de maior carga viral e costuma ser utilizado no diagnóstico da fase aguda da doença.

A testagem possui três objetivos:

  • I. Confirmação dos casos suspeitos para isolamento.
  • II. Monitoramento de indivíduos assintomáticos infectados.
  • III. Oferta de informações relevantes sobre o comportamento da epidemia para os especialistas da saúde

*Com informações Sagres Online e Minha vida

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias