Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Projeto permite produção de vacinas contra a Covid-19 por indústria veterinária

Foi apresentado nesta segunda-feira (12), um Projeto de Lei, do senador Wellington Fagunde que autoriza, fábricas de produtos veterinário, a produzirem as vacinas contra a Covid-19 temporariamente, desde que cumpram todas as normas sanitárias e exigências para a produção de imunizantes humanos.

A proposta foi defendida pelo senador em publicação nas redes sociais. "Estou convencido que a única alternativa para imunizar a população de nosso país é a produção de vacinas, com transferência tecnológica urgente", afirma Wellington.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), a indústria de saúde animal brasileira tem capacidade já instalada para produzir vacinas.

De acordo com o senador, o projeto tem objetivo de facilitar e estimular a utilização de plantas industriais, "ampliando, assim, a oferta de doses de vacina e acelerando a imunização da população brasileira, para evitar mais mortes e permitir o retorno do país à normalidade, à normalidade, o mais rápido possível".

A Comissão Temporária da Covid-19 acatou nesta segunda-feira (12), a sugestão do senador de visitar três fábricas de imunizantes veterinários com potencial e recomendável para a produção das vacinas com o intuito de identificar possíveis adaptações e investimentos para que as fábricas sejam aproveitadas para produzir as vacinas.

Serão convidados para compor a comitiva, os representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Instituto Butantan.

O controle será feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nos termos da Lei nº 9.782, 1999.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias