Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Tratamento de saúde mental é suspenso por causa da pandemia

A artista Lu Grecco depois de uma tentativa suicídio, provocada por uma depressão ficou três meses em Hospital. Depois ela resolveu e convenceu sua família a continuar o tratamento no hospital da Unifesp, porém com a pandemia da covid-19 as atividades presenciais da unidade de saúde foram suspensas.

Lú Grecco consegui agendar o atendimento presencial em Setembro deste ano no Centro de Saúde Atenção Integrado a saúde ( Cais )o centro tem vínculo com o hospital da Unifesp, e mesmo o agendamento neste para Setembro, não há inclusão o tratamento com atividades presenciais em grupo.

Em todo o Brasil diante da pandemia, o caso de Lu Grecco não foi o único, a maioria de pessoas buscam por tratamento ou atendimento psicológico ou psiquiatra das redes publicas tiveram dificuldades por manter no tratamento ou até mesmo aqueles que queria um atendimento na área. isso em razão dos atendimentos presenciais terem sidos suspensos devido a pandemia mas o atendimento remoto é a mais é o melhor opção no momento .

No momento que vivemos é critico, onde a saúde mental é a mais afetada, e deveria ser uma das principais a ser tratada na rede pública.

A Universidade de São Paulo (USP)divulgou uma pesquisa na qual mostra que durante o mês de Fevereiro onde o Brasil registrou um aumento de 59% de de depressão e 63% nos casos de ansiedade. Os números levaram em consideração 11 países durante a pandemia e a adoção do isolamento social .A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou outro levantamento feito em 130 países durante a pandemia e os números mostram que houve um aumento de 93%nnos atendimentos para tratamento de saúde mental.

Tratamento metal na rede pública

O tratamento na rede pública é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nos municípios. As unidades oferecem serviços residenciais terapêuticos e até mesmo unidades acolhimento integram a rede para cuidados e tratamentos psicológicos ou psiquiátricos. Em casos mais graves as instituições transferem o paciente, para que ele seja tratado nas esferas federais e estaduais.

Com a reforma Psiquiatra em 2001, houve uma alteração no foco do tratamento, que passou a focar no convívio com a família e a comunidade. Diferente do que era feito anteriormente, que consistia em isolar os pacientes em manicômios.

De acordo com o Ministério da Saúde entre os serviços públicos em relação a saúde mental no país cerca de 42 mil UBSs (Unidades Básicas de Saúde) na atenção primaria como também 2.657 CAPS onde o paciente pode ser atendido e encaminhado para outro serviço especializado da rede.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias