Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Estudo da FioCruz mostra que vacina contra a Covid-19 tem que chegar às crianças

A Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) divulgou um novo estudo no qual mostra que é fundamental vacinação de crianças para aumentar a cobertura vacinal no Brasil. De acordo com as informações divulgadas, o país se aproxima de uma estagnação na aplicação da vacina.

Conforme o estudo feito pela fundação, os cientistas tentaram responder o seguinte questionamento "De que maneira podemos superar a curva de estagnação da cobertura da vacina de primeira dose contra a Covid-19 no Brasil?". A pesquisa foi publicada na Revista Brasileira de Epidemiologia, no formato preprint.

De acordo com o estudo, 85% dos brasileiros podem se vacinar, ou seja, a partir da faixa-etária, acima dos 11 anos. Entretanto, os cientistas estiveram observando que desde o mês de setembro o ritmo de vacinação no país desacelerou.

Ritmo da vacinação caiu e chegou perto de zero, e estudo mostra que para superar a estagnação é preciso vacinar as crianças

Conforme o levantamento nos dois meses seguintes a 9 de outubro, houve uma queda ainda maior no ritmo a cada Semana Epidemiológica (SE), que chegou a se aproximar do zero, com um percentual de 0,08% por dia. Para os estudiosos, isso significa que a vacinação já está perto do seu limite com aproximadamente 74,95% da população vacina com a primeira dose.

A pesquisa foi feita como uma forma de superar a curva de estagnação, e assim mostrar que é preciso ampliar as faixas etárias para serem imunizadas. Desta forma o estudo mostra que a imunização das crianças é de suma importância, até mesmo para que novas estratégias possam ser traçadas com o intuito de aumentar a aplicação da primeira dose em pessoas que vivem em locais distantes.

Os cientistas acreditam que essa estagnação em sua grande parte é pela dificuldade de acesso de parte da população, do que a recusa em receber a vacina.

*Com informações do IG

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias