Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Explosão de casos lota locais de testes

A explosão de casos de covid-19 nos últimos dias lotou os locais de testes neste domingo em Goiânia e em todo o País. Nos pontos de testagem da capital, longas filas de carros e de pessoas se formaram durante um dia de sol quente e de poucas nuvens. Muitas pessoas levaram guarda-chuvas para se protegerem do calor durante a longa espera para fazer o teste. O Brasil vem batendo recordes sucessivos de casos durante a pandemia. Na última sexta-feira foram registrados 110.037 novas infecções de covid-19 em 24 horas, o terceiro maior registro desde o início da crise sanitária.

Especialistas afirmam que esta situação está ocorrendo, a da elevação do número de casos de covid-19, devido a três fatores: o relaxamento das pessoas com as medidas sanitárias de prevenção, o avanço da variante ômicron que tem transmissão muito mais rápida do que qualquer outra variante do vírus e as aglomerações ocorridas nas festas de fim de ano.

Os números oficiais sobre a pandemia em todo o Brasil ainda são conflitantes, muito aquém do real, afirmam especialistas, e isto ocorre desde que o ataque de um hacker causou colapso no banco de dados do Sistema Único de Saúde, o SUS. Mas não há ninguém hoje que não tenha um amigo, parente ou conhecido afetado pelo vírus. Em Goiás, de acordo com dados do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosens-GO), todas as cidades tiveram aumento de casos, algumas com com mais de 100% de contaminações.

Diante deste quadro, muitas cidades goianas começaram a voltar com as restrições para evitar o aumento da contaminação. Em Goiânia, na sexta-feira da semana passada foi realizada uma reunião entre a prefeitura com setores empresariais para discutir normas para novas restrições. A expectativa é que até nesta terça-feira o decreto com as restrições seja concluído.

Além do aumento de casos que causou o aumento da procura por testes na capital, lotando todos os locais de testagem, uma outra situação vem contribuindo para o drama atual: a falta de testes nas farmácias e na rede privada, fez com que as pessoas, diante do aumento de casos de gente ao seu redor, procurassem os locais de testagem neste domingo na capital. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística de Goiás (IBGE), 28,5% da população brasileira eram atendidas pelos planos de saúde. A falta de teste na rede privada pode causar caos no Sistema Público de Saúde, afirmam os pesquisadores.

Diante deste quadro, muitas prefeituras estão adotando medidas como priorizar os testes para os casos mais graves como febres, dores no corpo e na garganta com o objetivo de evitar o que vem ocorrendo em Goiânia e em todo o País, a formação de longas filas para testagem ocasionando grande tumulto no sistema público de Saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda também regulamentar nos próximos dias a permissão para o autoteste no Brasil com o objetivo de diminuir o impacto no sistema público de testagem.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias