Home / Cotidiano

COTIDIANO

BRT Norte-Sul começa em abril, diz prefeito

Paulo Garcia afirma que BRT reduzirá em 40% tempo de deslocamentos. Obras podem começar na segunda quinzena

Ao que tudo indica, uma das maiores obras de mobilidade da Capital deve sair do papel a partir de abril: proposta pelo prefeito Paulo Garcia, o Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul cortará a cidade e deve melhorar significativamente o transporte público municipal.

Ao lado da reforma da Praça Cívica, também anunciada por Paulo Garcia, a obra deve atrair os olhares dos moradores por conta do impacto da intervenção: a ordem de serviço já foi assinada pela presidente Dilma Rousseff. O prefeito Paulo Garcia e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participaram do evento realizado na última semana que divulgou para os moradores de Goiânia as ações que serão realizadas em 21,8 quilômetros. Para efeito de comparação, as mudanças são maiores do que o Eixo Anhanguera –  com apenas 13,8 km de extensão.

Paulo Garcia afirma que o BRT vai motivar uma redução de 40% no tempo de deslocamento dos goianienses.

A proposta – diz o prefeito –  é que circulem 93 ônibus articulados e convencionais.  Paulo Garcia diz que a prefeitura pretende começar as intervenções na segunda quinzena do próximo mês.

A previsão é que em novembro de 2016 seja inaugurado o BRT. Ubirajara Alves Abbud, coordenador do BRT Norte-Sul de Goiânia, diz que a prefeitura ainda não tem em mãos o plano de obras. Contudo, já é de conhecimento da administração que o trabalho ocorrerá  de forma simultânea e em vários pontos da Capital. “Vamos atacar  dois quarteirões de cada vez. Assim, podemos terminar e liberar o espaço para uso público a fim de diminuir ao mínimo os impactos no trânsito local e no acesso ao comércio e de moradores ao longo do corredor”, explica Ubirajara.

Dentre as avenidas que serão modificadas, incluem  Avenida Rio Verde, Avenida Quarta Radial, Avenida Primeira Radial, Rua 90, Praça do Cruzeiro, Rua 84, Rua 82 (Praça Cívica), Avenida Goiás, Praça dos Trabalhadores, Avenida Goiás Norte, Avenida Horácio Costa e Silva,   Avenida Genésio de Lima Brito, Avenida dos Ipês, Avenida Lúcio Rebelo, Rua Oriente e Avenida Mangalô, dentre outras.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias