Home / Cotidiano

COTIDIANO

Programa de saúde e segurança dos servidores é realizado

Oníria Guimarães Especial para Cidades

A Prefeitura de Cristalina implantou um completo programa de gestão da saúde e segurança no trabalho. O principal objetivo é avaliar as condições físicas dos servidores municipais, garantindo ambiente de trabalho que ofereça garantias à saúde dos trabalhadores, evitando acidentes e afastamentos.
Para o coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Prefeitura, Neliton Pereira, é preciso "orientar, treinar e capacitar cada vez mais os trabalhadores para que possam sempre prestar um trabalho de qualidade, feito com segurança e prevenindo situações de risco que possam comprometer tanto a saúde do trabalhador quanto à utilização de máquinas e equipamentos de forma correta e consciente".
Iniciado em 2014, o programa completa um ano neste mês de abril e por meio dele foram realizadas palestras motivacionais, campanhas. Ainda foram feitos treinamentos teóricos e práticos para uso de equipamentos coletivos e de proteção individuais (EPI´s), laudos técnicos em processos de insalubridade e visitas in loco para avaliação dos ambientes de trabalho.
Na garagem municipal, áreas como marcenaria, borracharia, pré-moldados, solda e mecânica tiveram suas instalações adequadas a fim de evitar acidentes. Os funcionários da garagem e hospital municipal receberam treinamento sobre como usar corretamente extintores de incêndio. Exames físicos e psicológicos foram efetuados para assegurar que os funcionários que possuem condições para realizar os trabalhos designados.
Nesta semana, o prefeito Luiz Attié entregou EPI´s aos servidores da garagem. Entre os equipamentos há luvas, botas, óculos, coletes, cintos, capacetes, protetores de ouvido e cones para sinalização em obras e serviços.
Ao comentar a satisfação da entrega, Attié comentou "que o servidor é o bem mais precioso de uma administração. Ele vive e trabalha pela cidade. Por isso, fazemos questão de proporcionar as melhores condições de trabalho e boa remuneração para que ele atenda nossa comunidade como ela merece". É a primeira vez que um programa de gestão de saúde e segurança do trabalho é executado no município.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias