Home / _

_

Aprovação da união gay foi “derrota para a humanidade”

Reuters

O referendo na Irlanda que aprovou os casamentos entre pessoas do mesmo sexo foi uma "derrota para a humanidade", disse uma autoridade do Vaticano, na primeira reação de alto nível da Santa Sé sobre a votação da semana passada.

"Não foi uma derrota para os princípios cristãos, foi uma derrota para a humanidade", disse o secretário do Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, em comentários à Rádio Vaticano na terça-feira. "Fiquei muito triste com o resultado".

Parolin, principal auxiliar do papa Francisco, acrescentou que o resultado do referendo mostrou que a Igreja precisa melhorar suas formas de passar a mensagem cristã. "A Igreja precisa levar em consideração esta realidade, mas no sentido de reforçar seu compromisso na evangelização", disse.

O comentário do cardeal nascido na Itália, diplomata veterano do Vaticano, ressalta o choque provocado pelo referendo que autorizou homossexuais a se casarem na Irlanda, tradicionalmente católica.

O papa Francisco tem adotado um tom mais simpático em relação aos homossexuais do que muitos católicos conservadores. O pontífice afirmou após assumir a Igreja "Se uma pessoa é gay e busca a Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?".

Mas o pontífice argentino não mostrou sinais de diminuir a desaprovação sobre casamento homossexual ou mudar a doutrina da Igreja, segundo a qual o atos homossexuais são pecado, mas o homossexualismo em si não.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias