Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ministério da Saúde adota medidas para evitar surto de sarampo no Ceará

Ontem, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve em Fortaleza, no Ceará, para discutir sobre a adoção de medidas para evitar um surto de sarampo no estado. Ele se reuniu com o governador cearense, Camilo Santana, e com pessoas da área da Saúde.

A preocupação ocorre porque desde 2013 foram registrados surtos da doença no Ceará e em Pernambuco. Segundo o Ministério da Saúde, os dois estados - desde o início do surto -, tiveram 1.057 casos de sarampo. Pernambuco controlou o surto e neste ano não foram registrados casos da doença. Já no Ceará foram confirmados até ontem 107 desde o início do ano.

O Ministério da Saúde está atuando para evitar o surto e entre as medidas adotadas promove a intensificação da vacinação. O governo federal repassou ao Ceará R$ 2,2 milhões para que sejam investidos na campanha de imunização. Até o momento, foram vacinadas mais de 2 milhões de pessoas no estado.

De acordo com o ministro, é preciso promover a imunização e evitar um novo surto.  “É o momento de intensificar a vacinação e notificação compulsória de todos os casos suspeitos para que a investigação epidemiológica seja iniciada o mais rápido possível. Esse é um compromisso do estado para que nos próximos 60 dias não sejam registrados novos casos de circulação do vírus, deixando o Brasil livre da doença”, afirmou durante a reunião.

Em fevereiro deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um  alerta quanto aos surtos de sarampo no mundo, quando foram registrados mais de 22 mil casos em vários países da Europa, e pediu para que fossem intensifcadas as campanhas de vacinação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias