Cotidiano

Prodígios de quatro patas

Saiba quais as raças de cães mais inteligentes e conheça suas principais características. Alguns tocam instrumentos, andam de bicicleta e pilotam automóveis. Outros mostram habilidades emocionais, como tristeza por estarem sozinhos 

diario da manha

 

Beto Silva,Da editoria de Cidades

 

Todos os cães são companheiros. A relação do homem com o cachorro é milenar, são poucas as espécies que têm relação tão estreita com o homem como o cachorro. A protetora de animais Neide Santos, responsável pela ONG Anjos de Patas, em Goiânia, destaca as características e sua relação de afeto com o seu cão, o Hulk, da raça pastor-alemão. “Ele é um cachorro muito dócil, muito amigo. Tanto que, aqui em casa, ele dorme junto com meu gato. É uma ótima raça para o lar, inclusive no convívio com crianças. É impressionante como o Hulk sabe agradecer e retribuir as ações que faço por ele”, diz.

Neide destaca ainda a inteligência do cão pastor-alemão. “É um animal que tem muita facilidade em aprender, além de ser corajoso e obediente. Tem instinto protetor. Quando alguém desconhecido se aproxima de mim, no caso do Hulk, ele se posiciona na minha frente para oferecer proteção. Só avança se a pessoa for uma ameaça”, conta. A protetora ainda compara o comportamento do pastor-alemão com a de outras raças. “O pit bull, por exemplo, é totalmente ao contrário do pastor. Ele é mais voraz. Um instinto que já nasce com ele”, afirma.

O adestrador Frederico Gonçalves afirma que o pastor é um dos cachorros mais versáteis e que pode trabalhar em ações policiais – os labradores, por sua vez, diz o especialista, seria apto a atuar como cão guia para cegos. “No último dia 15, uma operação da PM goiana só teve êxito por conta de um pastor chamado Fleck. Existem cerca de 40 animais lá preparados para ajudar a sociedade. Treinados, eles são quase perfeitos”, diz.

A jornalista Jackeline Osório tem em casa um labrador retrevier chocolate que costuma correr pelo quintal feito louco quando é elogiado. Motivo: fica triste quando a casa fica vazia. “Ao chegar, elogiamos ele. Dá para sentir que tem uma sensibilidade muito desenvolvida. O Enzo gosta de música, por exemplo. Quando ocorrem apresentações aqui, ele fica feliz, se empolga e dança do jeito dele, que é ficar rodando em círculos. Gosta de perceber os sons saindo dos instrumentos. Então, é possível perceber sua tentativa de entender a musicalidade, como é produzida a melodia”, afirma.

Mas qual dono de cão nunca se surpreendeu com as habilidades e capacidades que eles têm para aprender coisas novas, expressar o que desejam ou guiar pessoas com deficiência visual? Muitos também se perguntam quais são as raças de cachorros mais inteligentes existentes? Para responder a esta última pergunta, o pesquisador norte-americano Stanley Coren, professor de Psicologia da Universidade de British Columbia e autor do livro A Inteligência dos Cães, analisou as respostas de mais de 200 juízes de competição canina.

Para o professor, a inteligência não significa o nível intuitivo do cão, mas sim de obediência e trabalho. O pesquisador explica que há três observações a serem consideradas: A primeira é a da inteligência instintiva, que se refere ao que o animal foi criado para fazer. Por exemplo, cães pastores terão facilidade para cuidar de rebanho, os de guarda tomam conta de algo e os farejadores rastreiam. Ele frisa que não faria sentido comparar uma habilidade com a outra para saber qual das raças é a melhor.

Em termos genéricos, seria como pensar em uma caixa de ferramentas, onde o martelo seria um instrumento melhor que a chave de fenda. Já que cada ferramenta é destinada para uma tarefa diferente. Coren apontou ainda a segunda observação: Esta outra é a adaptativa. De acordo com ele, indica que o cão é capaz de aprender por si só. Já a terceira é a do trabalho e obediência, revelando que o animal pode aprender quando ensinado pelos humanos, como cachorros policiais ou de resgate.

Foi a partir desta terceira análise de inteligência que o pesquisador norte-americano dividiu 133 raças e organizou em graduações de 1 a 79, formando um ranking dos mais aguçados. Os 10 primeiros da lista precisam de apenas cinco a dez repetições para entender o comando, enquanto os 10 últimos necessitaram de mais de 100 para compreender o mesmo trabalho (confira nesta página lista completa).

Contudo, os cães são animais inteligentes e aprendem em geral se tivermos paciência para ensiná-los. Além disso, dentro de uma mesma raça, podemos ter cachorros que tenham mais facilidade para aprender ou menos facilidade.

SAIBA MAIS

Perspicácia das 10 raças mais inteligentes

1º lugar

  • Border collie – É a raça mais inteligente do mundo. Precisam trabalhar. Se ficarem quietos, tendem a destruir tudo que veem. Gostam de espaços amplos.

 

2º lugar

  • Poodle – Esta raça é fácil de treinar. Adoram pessoas e odeiam ficar sozinhos. Por mais incrível que pareça, podem ser cães de guarda ou caçadores.

 

3º lugar

  • Pastor-alemão – São corajosos, inteligentes e têm grande instinto protetor. Precisam de um objetivo de vida para serem felizes, pois adoram trabalhar.

 

4º lugar

  • Golden retriever – É uma raça muito popular. Esses cães são carinhosos, leais, pacientes e ótimos companheiros para crianças.

 

5º lugar

  • Dobermann – Esta raça é extremamente leal e corajosa. Cada indivíduo tem um temperamento diferente. Alguns são agressivos enquanto outros são bastante dóceis.

 

6º lugar

  • Pastor de shetland – Adora companhia humana e é muito carinhoso com os familiares.

 

7º lugar

  • Labrador retriever – É paciente, carinhoso e adota uma personalidade juvenil. Gosta de trabalhar e fazer exercícios.

 

8º lugar

  • Spaniel anão continental – É uma raça muito possessiva e agressiva, apesar do pequeno porte. Esses cães são conhecidos pela grande capacidade de afeição.

 

9º lugar

  • Rottweiler – É uma raça extremamente corajosa e protetora. Ótima opção para cães de guarda.

 

10º lugar

  • Boiadeiro australiano – É uma raça muito ativa. Precisam fazer exercícios físicos e mentais frequentemente. São muito protetores e ótimos pastores de gado.

Cães conseguem dirigir, tocar teclado e pilotar carros

Neide Santos com Hulk: cachorro é dócil e apto a viver com crianças. Pastores-alemães apresentam diversas habilidades e trabalham com a polícia
Neide Santos com Hulk: cachorro é dócil e apto a viver com crianças. Pastores-alemães apresentam diversas habilidades e trabalham com a polícia

Pode ser fantástico o que você vai ler aqui. É possível que você vá correr no site de vídeos Youtube para comprovar: cães fazem muito mais do que latir, desde que frequentem aulas de adestramento. Uma das pesquisas mais adiantadas nesta habilidade tem ocorrido na Nova Zelândia. Uma instituição, que resgata animais abandonados, revela que animais resgatados podem dirigir. Eles apertam o botão, ligam o automóvel, aceleram e fazem curvas. A investigação da Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais (SPCA) mostra que é possível descobrir muitas novidades nas próximas décadas de estudo.

Desde 2012, os animais têm sido contratados para realizarem testes drives em carros de concessionárias. A iniciativa da SPCA, todavia, não é financeira, mas humanitária: mostrar que não podemos abandonar estes animais, devemos adotar os abandonados e saber que existe dentro deles seres muito especiais. O detalhe é que para dirigir os considerados vira-latas são os mais espertos, afirmam os adestradores.

O problema de cachorros dirigirem, evidentemente, é a necessidade de carteira de motoristas. Por isso, o que outros cãezinhos têm feito é bem menos perigoso: andar de bicicleta. É comum já, nos adestramentos, profissionais a avaliação se o formato anatômico do cachorro o permite andar de bike. Cachorros, como dálmatas, são ideais para a prática, apesar de outros menores também  se exercitarem com as bicicletas.

Outra performance comum entre cachorros é a música. Já é comum na internet os vídeos de cachorro cantando e tocando piano. Existem dois grupo de animais: os que aprendem de fato as sequências melódicas e harmônicas humanas e conseguem repetir sons apresentados para eles. E os que optam em fazer uma música basicamente canina. Eles se emocionam diante dos sons, fazem poses, uivam.

No caso dos que aprendem afinações e se mostram aptos a tocarem melodias,  uma experiência na Alemanha com um golden retriever tem evoluído aos olhos dos que estudam a inteligência dos animais. O cachorro consegue identificar as notas tocadas em outro piano (o que revela ouvido absoluto) e organizar as notas,  apresentando melodias simples expostas  anteriormente.

Pesquisa com cachorro que toca piano: ele acumula aprendizado e tem ouvido melhor do que muitos músicos de orquestra
Pesquisa com cachorro que toca piano: ele acumula aprendizado e tem ouvido melhor do que muitos músicos de orquestra
Um típico vira-lata que dirige, mesmo sem carteira de motorista: experimento visa sensibilizar pessoas a adotarem cães
Um típico vira-lata que dirige, mesmo sem carteira de motorista: experimento visa sensibilizar pessoas a adotarem cães
Cães que andam de bicicleta são cada vez mais comum: diversas raças estão aptas a pedalarem, inclusive freando o veículo
Cães que andam de bicicleta são cada vez mais comum: diversas raças estão aptas a pedalarem, inclusive freando o veículo

RANKING DE INTELIGÊNCIA

  • 1º – Border Collie
  • 2º – Poodle
  • 3º – Pastor-Alemão
  • 4º – Golden Retriever
  • 5º – Dobermann
  • 6º – Pastor de Shetland
  • 7º – Labrador
  • 8º – Papillon
  • 9º – Rottweiler
  • 10º – Australian Cattle Dog
  • 11º – Welsh Corgi Pembroke
  • 12º – Schnauzer Miniatura
  • 13º – Springer Spaniel Inglês
  • 14º – Pastor-Belga Tervuren
  • 15º – Pastor-Belga Groenland, Schipperke
  • 16º – Collie, Keeshond
  • 17º – Pointer-Alemão de Pêlo Curto
  • 18º – Cocker Spaniel Inglês, Flat-Coated Retriever, Schnauzer Standard
  • 19º – Brittany
  • 20º – Cocker Spaniel Americano
  • 21º – Weimaraner
  • 22º – Pastor Belga Malinois, Bernese Mountain Dog
  • 23º – Spitz Alemão
  • 24º – Irish Water Spaniel
  • 25º – Viszla
  • 26º – Welsh Corgi Cardigan
  • 27º – Yorkshire Terrier, Chesapeake Bay Retriever, Puli
  • 28º – Schnauzer Gigante
  • 29º – Airedale Terrier, Bouvier de Flandres
  • 30º – Border Terrier, Briard
  • 31º – Welsh Springer Spaniel
  • 32º – Manchester Terrier
  • 33º – Samoieda
  • 34º – Field Spaniel, Terra Nova, Terrier Australiano, American Staffordshire Terrier, Setten Gordon, Bearded Collie
  • 35º – Setter Irlandês, Cairn Terrier, Kerry Blue Terrier
  • 36º – Norwegian Elkhound
  • 37º – Pinscher Miniatura, Affenpinscher, Silky Terrier, Setter Inglês, Pharaoh Hound, Clumber Spaniel
  • 38º – Norwich Terrier
  • 39º – Dálmata
  • 40º – Soft-Coated Wheaten Terrier, Bedlington Terrier, Fox Terrier Pêlo Liso
  • 41º – Curly-Coated Retriever, Irish Wolfhound
  • 42º – Kuvasz, Pastor Australiano
  • 43º – Pointer, Saluki, Finnish Spitz
  • 44º – Cavalier King Charles Spaniel, Pointer Alemão de Pêlo Duro, Black & Tan Coonhound, American Water Spaniel
  • 45º – Husky Siberiano, Bichon Frisé, English Toy Spaniel
  • 46º – Tibetan Spaniel, English Foxhound, Otterhound, American Foxhound, Greyhound, Wirehaired Pointing Griffon
  • 47º – West Higland White Terrier, Deerhound Escocês
  • 48º – Boxer, Dogue Alemão
  • 49º – Dachshund, Staffordshire Bull Terrier
  • 50º – Malamute do Alasca
  • 51º – Whippet, Shar Pei, Fox Terrier Pêlo Duro
  • 52º – Rhodesian Ridgeback
  • 53º – Ibizan Hound, Welsh Terrier, Irish Terrier
  • 54º – Boston Terrier, Akita
  • 55º – Skye Terrier
  • 56º – Norfolk Terrier, Sealyham Terrier
  • 57º – Pug
  • 58º – Buldogue Francês
  • 59º – Griffon de Bruxelas, Maltês
  • 60º – Greyhound Italiano
  • 61º – Cão de Crista Chinês
  • 62º – Dandie Dinmont Terrier, Pequeno Basset Grifo da Vendéia, Terrier Tibetano, Japanese Chin, Lakeland Terrier
  • 63º – Old English Sheepdog
  • 64º – Cão dos Pirineus
  • 65º – São Bernardo, Scottish Terrier
  • 66º – Bull Terrier
  • 67º – Chihuahua
  • 68º – Lhasa Apso
  • 69º – Bullmastiff
  • 70º – Shih Tzu
  • 71º – Basset Hound
  • 72º – Mastino Napoletano, Beagle
  • 73º – Pequinês
  • 74º – Bloodhound
  • 75º – Borzoi
  • 76º – Chow-Chow
  • 77º – Buldogue Inglês
  • 78º – Basenji
  • 79º – Afghan Hound
  • Fonte: Livro A Inteligência dos Cães – Qual é a raça mais inteligente?

Comentários

Mais de Cotidiano