Home / Cotidiano

COTIDIANO

Terminam hoje inscrições para vestibular de Medicina

Redação

As inscrições para o vestibular de Medicina 2015-2 da Unifan encerram-se hoje. Os interessados devem acessar o site da instituição, ou ligar 30949494. Os inscritos concorrerão a 50 vagas. O curso de Medicina foi implantado na Unifan no final de 2014. Já foram realizados dois vestibulares. No primeiro foram disponibilizadas 100 vagas, no segundo 50. Até ontem quase dois mil candidatos haviam feito a inscrição, mas menos da metade havia confirmado a participação no concurso, com o pagamento da taxa de inscrição.

Para o diretor geral da Unifan, professor Alcides Ribeiro Filho, esse comportamento é normal, já que as pessoas costumam mesmo deixar para a última hora a realização do pagamento, seja lá do que for: “nas vezes anteriores também foi assim. Pagar a conta no último dia é mania brasileira e isso não atrapalha em nada o processo”.

A expectativa do diretor é que nesse último dia pelo menos mais 500 pessoas se inscrevam, uma vez que o curso de Medicina da Unifan alcançou prestígio nacional, em função do sistema pedagógico adotado, o PBL, sigla inglesa que traduzida corresponde a “aprendendo com o problema”. Por essa metodologia as aulas convencionais são substituídas por pesquisas acadêmicas supervisionadas pelos professores. Cada uma das pesquisas propostas tem a ver com a prática da profissão, o que exige que o acadêmico tenha vivência com o exercício da profissão já nos primeiros dias de aula: “Fizemos um convênio com o SUS de Aparecida de Goiânia. Nossos alunos aprendem praticando os princípios teóricos pesquisados e isso gera um ganho na qualidade do profissional médico. O PBL é uma metodologia de ensino prático, sem abrir mão do aprofundamento teórico. O aproveitamentos dos nossos 150 acadêmicos que já estão na Unifan tem sido espetacular e foi através deles, com postagens nas redes sociais, que o nosso curso ganho notoriedade nacional” – esclarece o professor Alcides.

FISCALIZAÇÃO

O vestibular de Medicina da Unifan é elaborado e aplicado pela equipe da própria instituição. A fiscalização de sala é feita por 80 fiscais e a de corredores por outros 100 profissionais. Essa equipe trabalha sobre a supervisão de homens da Associação da Polícia Federal. Um aparato tecnológico inspeciona a emissão de sinais de comunicação das salas para o exterior do prédio e do exterior para as salas, ventando qualquer chance de fraude. Os candidatos passam por um detector de metais para ter acesso ao local da prova. Uma vez no interior do prédio onde as provas são aplicadas, nenhum candidato ou pessoa que esteja trabalhando no vestibular pode deixar o local: “preferimos realizar o concurso com a equipe própria, por não termos condições de centralizar a lisura do processo com esse serviço terceirizado.

As provas acontecem no dia 4 de junho. Os portões serão abertos ao meio-dia, às 13h as provas serão distribuídas. Os candidatos terão cinco horas para solucionar as questões. A partir das 17h quem quiser já pode entregar o cartão resposta e as 18h quem não tiver entregue terá o cartão recolhido.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias