Home / Cotidiano

COTIDIANO

Brasil quer isenção de visto para turistas nos Estados Unidos

BRASÍLIA — O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse nesta sexta-feira que o Brasil pôs "no radar", nas relações bilaterais com os Estados Unidos, um pedido de isenção de vistos para o trânsito de turistas entre os dois países. Atualmente, as negociações se limitam ao chamado Global Entry, que permite a entrada em território americano, sem passar pelas filas de imigração, apenas os brasileiros que visitam os EUA com maior assiduidade, na maioria das vezes em viagens a trabalho.

— O Brasil é um país que não tem guerra há mais de 150 anos. A rejeição de visto pedido por brasileiros é muito baixa. Vamos aguardar a boa vontade do governo americano — disse.

Mercadante participou, ao lado do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, do encerramento do Fórum de CEOs EUA-Brasil. Ele citou como prioridades no relacionamento entre os dois países a facilitação do comércio; o aprofundamento do intercâmbio na área de energia, especialmente fontes renováveis e a expansão dos acordos de aviação.

Do lado americano, o subsecretário de Comércio dos EUA, Bruce Andrews, afirmou que, com a nona edição do fórum empresarial, há um reforço nas relações.

— Como todas as amizades, nossa relação é forte, mas enfrentamos desafios. É mais um capítulo na história das relações entre os dois países.

Nesta semana, as entrevistas para emissão de vistos . Ainda não há prazo para que o sistema retorne ao funcionamento normal. O problema atinge representações diplomáticas americanas em todo mundo.

[object Object]

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias