Home / _

_

Câmara dos EUA barra projeto para retirar soldados do Iraque, e Pentágono critica aliado

WASHINGTON - A Câmara de Representantes americana rejeitou nesta quarta-feira um projeto bipartidário que forçaria a retirada de todos os soldados americanos do Iraque em um mês. A proposta foi derrotada por 288 votos a 139. Ao mesmo tempo, o secretário de Defesa do país, Ash Carter, questionou o comprometimento do país aliado em fornecer soldados para lutar contra o Estado Islâmico.

A proposta de retirar os soldados foi apresentada estrategicamente pelos congressistas democratas Jim McGovern e Barbara Lee, junto ao republicano Walter Jones. Segundo eles, a medida tinha como maior interesse forçar o próprio Congresso a discutir a formalização do uso de força militar no Iraque e na Síria. Na semana passada, o presidente Barack Obama anunciou o reforço de mais 450 especialistas para fortalecer logisticamente o Exército iraquiano.

Em uma audiência da Comissão de Serviços Armados da Câmara, Carter voltou a questionar o aliado árabe. Ele acusou o Iraque de não fornecer pessoal suficiente para treinamento.O país recebeu apenas 7 mil recrutas desde então, precisando de mais de 24 mil até o outono americano (primavera do Brasil).

— Precisamos ver um comprometimento maior de todas as partes do governo iraquiano. Simplesmente não recebemos recrutas suficientes — criticou o chefe do Pentágono, que ressaltou que combatentes tribais sunitas são forças a serem consideradas na luta contra o EI. — Nossos esforços precisam reforçar a inclusão e o multissectarianismo, com xiitas, sunitas e curdos.

Atualmente, os Estados Unidos têm pouco mais de 3.100 oficiais no Iraque, treinando tropas locais. Eles também dão apoio a rebeldes na Síria, país com quem os EUA não cooperam, por conta da rivalidade com o regime de Bashar al-Assad. O país bombardeia alvos do EI em Iraque e Síria desde agosto do ano passado (setembro, na Síria), mas o Congresso ainda não formalizou a autorização para força militar em terra.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias