Home / _

_

Cientistas revelam face de animal bizarro que viveu há 500 milhões de anos

Inicialmente, pesquisadores acreditavam que "Hallucigenia" não tinha cabeça
RIO— Depois de intrigar pesquisadores durante cerca de 100 anos, a criatura do mar Hallucigenia finalmente teve sua face revelada. A partir da análise de novas amostras encontradas no Canadá, os pesquisadores definiram a imagem do animal que viveu há 500 milhões de anos.

Apesar de muito pequena, a criatura que media cerca de 2 cm e era mais fina que um fio de cabelo, chamou atenção por apresentar um aspecto extremamente bizarro. Com espinhos na parte superior do corpo e garras na parte inferior, o fóssil do Hallucigenia confundiu os pesquisadores também em relação ao formato da cabeça, que parecia inexistente.

“É completamente surreal. É como algo de outro mundo”, afirmou o pesquisador Martin Smith, da Universidade de Cambridge, acrescentando: “ Foi recentemente que encontramos de que lado estavam seus pés e qual era suas costas. Mesmo assim ainda houve ambiguidade a respeito de onde era sua cauda e sua cabeça”.

O estudo publicado na revista Nature revelou não só a existência da cabeça como também de uma boca com mais de um anel de dentes. Os cientistas relacionam a estrutura a um mecanismo para sugar comida e empurrá-la para o intestino. De acordo com os pesquisadores, a descoberta é importante para trazer mais revelações sobre o período Cambriano.

“Quando colocamos o animal no microscópio, tivemos o prazer de ver não só um pequeno par de olhos, como também um sorriso atrevido. Era como se o fóssil estivesse sorrindo para nós com os segredos que estavam escondidos”, afirmou Smith.

Os cientistas acreditam que o animal possa ser da mesma família dos vermes aveludados, uma vez que apresenta o mesmo tipo de garras.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=w0ic80wtIlE[/embed]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias