Home / Cotidiano

COTIDIANO

Consulados americanos em SP e Rio ficam fechados para vistos até segunda-feira

SÃO PAULO e RIO — Com as entrevistas para vistos suspensas, o Consulado americano em São Paulo estava vazio na manhã desta quarta-feira. Raros eram os momentos em que aparecia algum solicitante do documento, numa tentativa de ser atendido. Funcionários permaneceram na entrada para orientações. No Consulado do Rio de Janeiro, a movimentação também foi baixa, mas os que precisavam fazer renovação do visto e obter mais informações sobre a suspensão foram atendidos. Em ambos os locais, geralmente há longas filas. As entrevistas para quinta-feira e sexta-feira estão suspensas em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. Ou seja, os locais só devem ter atividade normalizada na segunda-feira.

[object Object]

Em São Paulo, por dia, são atendidos 2.300 solicitantes de visto, de acordo com o Consulado.

O casal Beatriz e Mateus, que preferiu não dar o sobrenome, veio do Mato Grosso do Sul para tirar o visto americano. A estudante e o advogado afirmam que não foram avisados e foram embora frustrados. Ainda tentaram argumentar para ser atendidos. Não conseguiram.

— É um dissabor, uma situação desconfortável. Cada um gastou R$ 700 de passagens — conta o advogado.

O Consulado orienta que as pessoas entrem no site para acompanhar a suspensão do serviço.

Na terça-feira, um dia antes da suspensão, o aposentado José Barban tirou o visto americano em São Paulo e diz que ficou aliviado.

— Tivemos sorte, por um dia — contou.

[object Object]

Já Camila Barros, de 27 anos, do Rio de Janeiro, não teve sorte. Sua entrevista estava marcada para o dia 11 de junho, mas ela conta que ficou na sede do Consulado, no Castelo, durante todo esse dia até saber do erro no sistema.

Camila foi ao local durante uma semana, antes de receber uma carta para que fosse ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto do Consulado, em Humaitá, mas as entrevistas já estavam suspensas.

— Eles me deram uma carta para eu reagendar aqui hoje, só que o sistema não permite. Disseram que só podem remarcar para 11 de julho, mas a minha viagem é este domingo. Eu não vou!

O problema, no entanto, é ainda maior para a carioca: Camila tem um programa de trabalho marcado nos Estados Unidos, por meio de um agência de intercâmbio, e ao não viajar neste domingo, corre o risco de perder a vaga. Isso porque o programa só aceita pessoas de até 27 anos e o aniversário de 28 anos de Camila é na próxima segunda-feira, um dia depois a data em que seria o embarque.

— A agência de intercâmbio vai pedir ao programa para adiar a minha entrada, dizendo que a culpa não foi minha, mas não sei se eles vão conseguir — contou.

Aqueles que tinham entrevista para visto marcada para esta semana terão que pedir remarcação pelo site do Consulado.

— A minha estava marcada para o dia 19 de junho. Pediram para eu remarcar pelo site, até às 15 horas de hoje, por causa desse problema no sistema — confirma a administradora Simone Aparecida.

Os que foram renovar o visto também enfrentaram trantornos. A falha técnica impossibilitou o Consulado de fotografar as pessoas, procedimento necessário para a renovação. Com isso, os próprios solicitantes tiveram que buscar um local para tirar a foto, tamanho 5X7. A advogada Carla Melo veio de Petrópolis para renovar o visto da mãe, de 71 anos, e reclamou da falta de informação:

— Não tinha isso aviso sobre isso em nenhum lugar do site. Ficamos sabendo quando a gente chegou aqui. Eu não conheço a cidade, tive que procurar um lugar para tirar foto — conta Carla, que pagou R$ 14,00 para tirar a fotografia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias