Cotidiano

Consulados americanos em SP e Rio ficam fechados para vistos até segunda

Solicitantes precisam agendar novas datas no site; em São Paulo, casal do Mato Grosso do Sul vai embora frustrado com suspensão

SÃO PAULO – Com as entrevistas para vistos suspensas, o Consulado americano em São Paulo estava vazio na manhã desta quarta-feira. Raros eram os momentos em que aparecia algum solicitante de visto, numa tentativa de ser atendido. O local geralmente tem longas filas. Funcionários permaneceram na entrada para orientações. As entrevistas para quinta-feira e sexta-feira também estão suspensas em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. Ou seja, os locais só devem ter atividade normalizada na segunda-feira.

As solicitações de visto estão afetadas por uma falha técnica no sistema de passaporte e vistos no Departamento de Estado Americano. Não há previsão para regularizar o serviço, suspenso em todo o mundo. O pedidos emergenciais, como tratamento de saúde, no entanto, são analisados.

Em São Paulo, por dia, são atendidos 2.300 solicitantes de visto, de acordo com o Consulado.

O casal Beatriz e Mateus, que preferiu não dar o sobrenome, veio do Mato Grosso do Sul para tirar o visto americano. A estudante e o advogado afirmam que não foram avisados e foram embora frustrados. Ainda tentaram argumentar para ser atendidos. Não conseguiram.

– É um dissabor, uma situação desconfortável. Cada um gastou R$ 700 de passagens – conta o advogado.

O Consulado orienta que as pessoas entrem no site para acompanhar a suspensão do serviço.

Na terça-feira, um dia antes da suspensão, o aposentado José Barban tirou o visto americano em São Paulo e diz que ficou aliviado.

– Tivemos sorte, por um dia – contou.

Comentários

Mais de Cotidiano