Home / _

_

Estado Islâmico tem derrota na Turquia e curdos tomam posto na fronteira do país com a Síria

ANCARA — O Estado Islâmico amargou uma derrota, nesta segunda-feira, na Turquia. Os curdos tomaram o controle da passagem de fronteira entre a cidade turca de Akçakale e a cidade síria de Tall Abyad. A região, considerada vital para os jihadistas, foi recuperada em sua quase totalidade. Tall Abyad era usada pelo EI como passagem de armas e combatentes para os territórios que controla na Síria. A ação é considerada um grande golpe para o grupo extremista.

Segundo as primeira informações, cerca de 40 membros do Estado Islâmico morreram ao tentar fugir de Tall Abyad, que é cercada pelas Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG). Mais cedo, as YPG, apoiadas por grupos rebeldes e ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, conseguiram cortar a estrada que liga Tall Abyad a Raqa, a fortaleza do grupo jihadista.

Raqa, localizada 86 km ao sul de Tall Abyad, é o principal reduto do EI na Síria. Após lançar sua ofensiva em 11 de junho, os curdos cercaram Tall Abyad e os jihadistas ficaram sem ter para onde fugir.

A batalha de Tall Abyad provocou um novo drama humanitário, com a fuga de ao menos 16 mil pessoas para a vizinha Turquia. Após fechar sua fronteira esta semana para evitar a entrada de refugiados, a Turquia voltou a reabrir nesta segunda-feira à tarde as suas fronteiras para centenas de refugiados sírios, que fogem dos combates entre as forças curdas e os jihadistas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias