Home / _

_

Le Pen anuncia criação de coalizão de extrema-direita no Parlamento Europeu

PARIS — A atual líder do partido de extrema-direita da Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, anunciou nesta segunda-feira que será constituído no Parlamento Europeu um novo grupo parlamentar, denominado “Europa das Nações e das Liberdades”. Esse será o segundo grupo eurocéticos e anti-imigração no Parlamento, junto com o do líder do Ukip, Nigel Farage.

Desde se consagrar como o partido mais votado na França nas eleições europeias de 2014, a Frente Nacional tenta constituir um grupo. No entanto, apesar de ter o número de assentos necessário (25), não tinha a exigência mínima de diferentes nacionalidades (sete).

Além de dar grande visibilidade e abrir a porta para a presidência de comissões ou subcomissões parlamentares, a criação de um Eurogrupo garante milhões de euros em subvenções.

O grupo, que será apresentado oficialmente na terça-feira em coletiva de imprensa em Bruxelas, contará com deputados do Partido pela Liberdade holandês (PVV), do Partido da Liberdade austríaco (FPÖ), da Liga Norte italiana e do Vlaams Belang belga flamengo, com os quais a FN já trabalha, assim como representantes de outros partidos não citados no comunicado. Várias fontes do partido de ultradireita se negaram a informar de onde vinha o restante dos componentes do novo grupo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias