Cotidiano

MEC anuncia 61,5 mil novas vagas para o Fies e reajusta juros para 6,5%

Número total de vagas representa menos da metade do que foi oferecido em 2014

diario da manha

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (26/6) por meio de sua página no Facebook o número de vagas para o segundo semestre do Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com o órgão, serão ofertadas 61.500 vagas, que somadas às do primeiro semestre alcançam a quantia de 314 mil , número aquém da expectativas e que representa menos da metade do que foi oferecido no ano de 2014.

Além disso, o MEC anunciou um aumento na taxa de juros do financiamento que passará de 3,4% para 6,5%. O edital da segunda etapa do programa será publicado no dia 3 de julho.

O ministro Renato Janine Ribeiro, que foi quem fez o anúncio na rede social, afirmou que serão priorizados os cursos com conceito 4 e 5, assim como as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Carreiras como Engenharia, magistério e relacionadas à área da saúde também terão preferência.

—Para que as regiões que tenham certos atrasos em relação ao Sul e Sudeste possam se aproximar mais do patamar deles. O objetivo é melhorar a igualdade das regiões, a qualidade dos cursos ofertados e focar os cursos nas prioridades da sociedade brasileira. Isso não quer dizer que cursos de outras regiões, outras áreas de formação, ou de nota 3 não serão apoiados— afirmou o ministro.

Renato Janine informou ainda que a partir de agora as universidades oferecerão um desconto de 5%, sobre a mensalidade mais barata cobrada no curso, aos estudantes que ingressarem via Fies.

 

Comentários

Mais de Cotidiano