Home / Cotidiano

COTIDIANO

Mednesp Goiás bate recorde de público

Desde a última quarta-feira, está ocorrendo o Congresso Nacional Médico-Espírita, o Mednesp, no Centro de Convenções, em Goiânia. Em sua décima edição, o evento, que ocorre a cada dois anos, já conquistou recorde de público, com mais de 1800 pessoas inscritas, número que supera o último congresso, que ocorreu em Maceió, no ano de 2013, com aproximadamente 1600 participantes.

O médico infectogista e vice-diretor da Associação Médico-Espírita (Ame) de Goiânia, Vicente Pessoa, explica sobre a importância do Mednesp. "Em Goiás, nós temos um movimento de medicina e espiritualidade que está começando, inclusive com a participação de acadêmicos e nós estamos formando médicos que trazem em suas ideias e práticas os conceitos de espiritualidade para a saúde, algo que se aproxima da humanização dessa área", afirma.

O evento é de âmbito internacional e traz para Goiânia tanto palestrantes quanto participantes de outras nacionalidades. Entre os palestranes algus vieram da Holanda, dos Estados Unidos, da Colômbia e do Canadá. Já alguns participantes vieram da Colômbia; do Panamá, de Portugual, dos Estados Unidos e da Noruega. O vice presidente da Ame informa que apesar do público internacional, a maioria das pessoas que participam do evento é brasileira. "Os participantes e palestrantes são predominantemente brasileiros", afirma.

As palestras sobre medicina e espiritualidade abordam assuntos diversificados. Segundo Vicente, além dos médicos, diversos profissionais da área também estão ministrando os cursos. "Nós temos palestrantes psicólogos, bioquímicos, enfermeiros, nutricionistas, mas a principal formação da maioria deles é a medicina", ressalta.

O público do evento também é composto por pessoas que não faz parte da área da saúde. Vicente informa que durante a realização do Congresso Espírita, que ocorreu em fevereiro, promovido pela Federação Espírita de Goiás, pelo menos 220 pessoas se inscreveram no Mednesp. Ele diz considerar que esses inscritos não são da área da saúde. "Elas são pessoas que se interessam pelo tema, mas não necessariamente exercem uma profissão ligada a essa área", pontua.

Aberto a visitas:

Para o público que pretende conhecer parte do evento, é possível visitar o Congresso sem que necessariamente precisem se inscrever. De acordo com o médico, ocorrem várias outras atrações paraleas às palestras. "Nós temos a feira de livros, com duas livrarias; temos sessões de autógrafos; a feira de alimentação; atrações culturais, como orquestra sinfônica; coral; venda das mídias, dvds e pen drivers", relata.

Palestras mais esperadas:

Ao ser questionado se teria alguma palestra que pode movimentar um maior número de pessoas, Vicente diz acreditar que a palestra que tem gerado mais expectativa vai ocorrer neste sábado. Ele informa que essa palestra é mais esperada pela área médica, por ser bastante voltada para a profissão.

O congresso vai até amanhã. Essa é a primeira vez que o centro-oeste recebe o evento, que ocorre há 20 anos em edição bienal.

Palestrantes nacionais:

Entre os palestrantes nacionais estão a médica Ana Cláudia Quintana Arantes, que abordou o tema sobre a humanização no atendimento a doentes em fase terminal; o médico Rodrigo Bassi, que falou sobre a homeopatia e o espiritismo; o médico Sérgio Lopes, que foi responsável pela abertura do congresso.

O palestrante, autor e tradutor de livros Haroldo Dutra também ministrou palestra durante o evento. Hoje, uma das atrações mais esperadas é a palestra do psicólogo Rossandro Klinjey. Ao todo, mais de 60 palestrantes brasileiros participam do congresso.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias