Home / Cotidiano

COTIDIANO

‘Não quero passar para a História como quem não tomou providências’, diz Dilma sobre Previdência

BRASÍLIA - Em jantar com líderes da base aliada no Senado, a presidente Dilma Rousseff disse não querer “passar para a História como quem não tomou providências” em relação à Previdência Social. Ela não anunciou, no entanto, se vetará a flexibilização do fator previdenciário ou se vai sancionar a fórmula 85/95 e negociar posteriormente sua correção de acordo com a expectativa de vida da população.

- Para o meu governo não interfere, não me faz perder o sono, mas depois de mim haverá graves problemas. Não quero passar para História como quem não tomou providências - disse Dilma, segundo participantes da reunião no Palácio da Alvorada.

Parte dos senadores saiu com a impressão de que a presidente optará pelo veto e enviará uma Medida Provisória ou um projeto de lei em regime de urgência, para o Congresso, com uma alternativa à fórmula 85/95, incluindo um gatilho para a expectativa de vida.

Segundo esses senadores, além de ser um risco para a presidente sancionar a flexibilização do fator previdenciário confiando em um acordo com o Congresso e as centrais sindicais para corrigir a fórmula 85/95, haveria um problema político nessa solução. Isso porque deputados do PT e da base aliada que votaram contra a flexibilização do fator não aceitam terem se exposto na defesa do governo em vão.

Ainda de acordo com esses líderes, o governo teme passar para o mercado a imagem de que está “afrouxando” o controle das contas públicas.

Participaram do jantar o vice-presidente Michel Temer e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Joaquim Levy (Fazenda), Eduardo Braga (Minas e Energia) e Armando Monteiro (Desenvolvimento). Entre os senadores estavam Acir Gurgacz (PDT-RO), Benedito de Lira (PP-AL), Humberto Costa (PT-PE), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Blairo Maggi (PR-MT), José Pimentel (PT-CE), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Omar Aziz (PSD-AM) e Delcídio Amaral (PT-MS).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias