Home / _

_

Negociações de paz entre governo do Iêmen e rebeldes houthis fracassam em Genebra

GENEBRA - As negociações de paz entre o governo do Iêmen e os rebeldes houthis terminaram nesta sexta-feira sem acordo. Segundo o emissário da ONU para o país, o secretário-geral adjunto Ismail Ould Sheikh Ahmed, nenhuma outra data foi marcada para novas conversações.

De acordo com Ahmed, um acordo de cessar-fogo não foi alcançado, mas poderia ser concluído rapidamente. Ele afirmou ainda que pretende viajar de volta à região para continuar trabalhando no estabelecimento da paz, cujas negociações considerou “preliminares”.

— Não corresponde à ONU decidir se haverá novas consultas, corresponde aos iemenitas fazê-lo. O ambiente é positivo para novas consultas. Irei redobrar os esforços nos próximos dias sobre este tema. As consultas em Genebra não são o fim do caminho, mas o começo de um caminho longo e difícil.

Ahmed tentava convencer desde a segunda-feira os rebeldes e os representantes do governo que atualmente estão no exílio. Uma trégua humanitária foi convocada para o mês sagrado do Ramadã, e foi considerada pelo emissário um “primeiro passo para um diálogo de paz”.

Com mais de 2.400 mortos nos últimos dois meses, o Iêmen vem sendo fortemente afetado pelo conflito entre os rebeldes xiitas e as tropas leais ao presidente Abd Rabbo Mansour Hadi, que fugiu para a Arábia Saudita em fevereiro.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias