Home / _

_

‘O preço da liberdade é a vigilância constante’, diz procuradora-geral dos EUA em cerimônia de posse

WASHINGTON — Depois de dois meses de muito trabalho como procuradora-geral americana e de comandar o escândalo que levou dirigentes da Fifa à prisão, Loretta Lynch foi empossada nesta quarta-feira pela segunda vez como a primeira mulher negra a comandar o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Em seu discurso ao lado do presidente Barack Obama, Loretta afirmou que trabalhará arduamente para proteger a população e tornar seguro o ciberespaço, assegurando a privacidade dos americanos.

— Nós trabalhamos para preservar a segurança nacional e nossas liberdades individuais, para tornar seguro o mundo do ciberespaço, para acabar com a escravidão moderna— disse a procuradora-geral. — O preço da liberdade é a vigilância constante. Foi assim que crescemos como um país, e assim que vamos enfrentar os desafios de hoje.

Em quase dois meses no cargo, Loretta Lynch já enfrentou protestos em Baltimore contra violência policial, fez acusações criminais contra membros da FIFA e se reuniu com Ministros da Justiça no exterior. Ela sucede Eric Holder, também negro, que entregou o cargo após seis anos de mandato.

Loretta foi oficialmente empossada pelo vice-presidente Joe Biden em 27 de abril, mas procuradores-gerais têm muitas vezes uma um outro evento. Na cerimônia, a procuradora escolheu usar uma Bíblia que pertenceu ao líder de direitos humanos, Frederick Douglass.

No evento, Obama elogiou a trajetória profissional de Loretta e disse que ela traz uma “vasta experiência” ao cargo.

— Ela entende a importância de proteger a nossa segurança nacional enquanto assegurando nossa liberdade civil e nossa privacidade — disse Obama sobre Loretta. — A lei é seu mapa e a justiça, seu compasso. Ela é dura mas justa, firme mas gentil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias