Home / _

_

Professores lançam campanha na internet para impedir fechamento de colégio

RIO - Professores, pais, estudantes e ex-alunos do Colégio Estadual Professor Horacio Macedo, em Maria da Graça, lançaram uma campanha na internet para impedir que a unidade seja extinta no fim desse ano. O colégio de ensino médio, que recebia estudantes selecionados da rede municipal, nasceu em 2000 e manteve um convênio com o Cefet desde então. Com isso, os alunos estudavam em horário integral. O espaço onde a escola funciona pertence ao Cefet, mas com o término do convênio, no fim de 2013, a unidade federal pediu sua área de volta para expandir seus cursos.

[object Object]

“Após inúmeras cobranças dos professores para uma definição clara e precisa a respeito do futuro do colégio, em reunião com o chefe de gabinete do Secretário de Educação Antônio Neto, foi dada a informação de que não há prédio algum previsto para acomodação da escola, tampouco projeto propondo solução para o problema. Isso significa que o colégio não tem endereço definido para 2016”, escrevem os alunos e professores na página do Facebook “Salvando o Colégio Horacio Macedo”.

Na página da rede social, os alunos e professores postam fotos com cartazes com os dizeres “Salvando do Colégio Horacio Macedo. Queremos um prédio nosso”. Uma petição pública, que já conta com mais de 1.400 assinaturas, foi lançada na tentativa de pressionar a secretaria. Segundo o professor Aurélio Fernandes, porta voz do conselho escola/comunidade, a situação de incerteza quanto ao futuro da escola tem causado grande desgaste para alunos e professores. De acordo com ele, dois professores já chegaram a pedir exoneração:

— Essa instabilidade abala professores e alunos. Com isso, a escola vai se esfarelando e pode levar a sua destruição. Isso nos preocupa em demasia.

Aluna do 2º ano da unidade, Rita Macedo, de 17 anos, conta que alguns dos seus colegas de turma já desistiram de estudar no local. Segundo Rita, a turma dela começou com 47 alunos em 2014 e agora tem apenas 13.

— É um descaso total com o nosso colégio. A secretaria de Educação não tem uma resposta certa para o nosso problema — lamentou a estudante.

A Secretaria de estadual de Educação (Seeduc) informa que o Colégio Estadual Horácio Macedo não corre o risco de fechar. O secretário Antonio Neto está negociando junto ao Ministério da Educação e ao Cefet a permanência da unidade no local. A retirada da escola foi uma decisão unilateral do reitor do Cefet. A Seeduc, paralelamente a isso, está adquirindo um novo prédio para que, futuramente, o Horácio de Macedo possa ser transferido. Porém, essa instalação — que era ocupada pelo Colégio Estadual Olga Benário — precisa passar por reforma. O secretário Antonio Neto pediu ao MEC que os alunos permaneçam no atual imóvel até que as obras sejam concluídas.

— Já temos o prédio do Olga Benário, em Ramos. Esperamos que as obras no local já contando com o período da licitação estejam prontas em 2017. Já fizemos o pedido para a permanência do Horacio Macedo e não existe oposição a essa demanda — garantiu o secretário.

Segundo a Secretaria estadual de Educação, no ranking da rede estadual de ensino no Enem, o Horacio Macedo ficou com o 2º lugar nos anos de 2011 e 2012 e com o 3º lugar em 2013. Hoje, conforme a secretaria, há 1200 unidades que ofertam o ensino médio na rede. Porém, conforme a secretaria, não é possível afirmar que todas as escolas participaram do Enem. Em 2013, em reconhecimento pelos bons índices alcançados, 14 escolas receberam o prêmio ID Estrela da Secretaria estadual de Educação, entre eles o Horacio Macedo. Na mesma ocasião, houve também a premiação das cinco melhores escolas no resultado do Iderj. O “HM”, como é chamado pelos alunos, estava entre elas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias