Home / Cotidiano

COTIDIANO

Saiba mais sobre as atividades de Odebrecht e Andrade e Gutierrez

SÃO PAULO — Fundada em Salvador (BA) pelo engenheiro Norberto Odebrecht em 1944, a Odebrecht é hoje uma organização multinacional, com presença em 21 países e atuação em diferentes setores. A partir de 1969, a empresa expandiu-se para o Sudeste do país.

No Rio de Janeiro constrói o edifício-sede da Petrobras, o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional do Galeão e a Usina Nuclear de Angra I.

A partir de 1979, a empresa passa a diversificar os negócio e a se internacionalizar. Além dos negócios de engenharia e projetos, o grupo hoje é formado por empresas nas áreas de infraestrutura, imobiliária, óleo e gás, transportes e concessões, petroquímica, agroindústria, naval e defesa e tecnologia.

Em 2013, as receitas brutas do grupo Odebrecht somaram R$ 96,9 bilhões, enquanto que seus investimentos alcançaram R$ 12,8 bilhões. Naquele ano ainda, o grupo empregava 181 mil trabalhadores de 78 diferentes nacionalidades.

A Andrade Gutierrez também nasceu como construtora, em 1948, e hoje atua também nas áreas de transportes e concessões, telecomunicações, energia, tecnologia, saúde e saneamento, defesa e segurança e desenvolvimento imobiliário. Como a Odebrecht, o grupo participou de grandes obras no país, com as construções das rodovias Regis Bittencourt São Paulo-Curitiba, Castelo Branco (SP), a Hidrelétrica de Itaipu, a Ferrovia de Carajás, o Aeroporto de Confins (MG) e a usina Nuclear de Angra II.

Na área internacional, a Andrade Gutierrez participou da construção do Metrô de Lisboa, construiu o Aeroporto de Nassau, em Barbados, e do Aeroporto de Quito, no Equador. Em 1998 o grupo participou das privatizações tornando-se um dos principais acionistas da Telemar, hoje Oi. É também sócia da CCR, junto com Camargo Correa e grupo Soares Penido, a maior concessionária de rodovias do país com mais de 3,2 mil quilômetros sob sua administração.

Na área de energia, a Andrade Gutierrez participa da construção e gestão das hidrelétricas de Santo Antônio, no rio Madeira, e de Belo Monte, no rio Xingu. A empresa está à frente também de obras como o corredor Transcarioca e do Parque Olímpico no Rio.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias